top of page

O Evangelho de Deus - Marcos 1:14,15

  • Foto do escritor: Comunidade Betesda
    Comunidade Betesda
  • 27 de jan.
  • 21 min de leitura
ree

Evangelho de Marcos, no capítulo um, versículo 14.

"Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galiléia pregando o Evangelho de Deus. E ele dizia: “O tempo está cumprido. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no Evangelho.”

Senhor, ainda oramos para que o Senhor traga essa revelação do evangelho aos nossos corações. Eu realmente, nós nos sentimos incapazes, mas é só o teu Espírito que pode fazer com que qualquer palavra que saia daqui seja viva. Em nome de Jesus, Amém.

Ontem nós tivemos a reunião do nosso ministério. O Senhor e nós temos falado sobre a Palavra. E a cada dia eu fico com mais temor, porque nós temos visto tantas coisas, tantos movimentos. Há uma enxurrada de tantas teologias boas, médias, péssimas, muita coisa ruim. E tem estado muito forte no meu coração que o que nós precisamos ter uma convicção é que a palavra que você vai ouvir hoje é para que ela entre no seu coração.

O Senhor te ache. Você tem que estar com o coração aberto e com o espírito aberto. Nós estamos desarmados. Por quê? Porque nós precisamos ter uma convicção que a Palavra que sai daqui é de Deus. Não é uma boa palavra, não vai ser uma palavra que vai motivar. Quer dizer, a Palavra de Deus motiva, estimula, alimenta, nos enche. Mas não é no aspecto de alma que eu tenho procurado pedir para Deus. Eu passei um vídeo para alguns irmãos e Deus me acha que o Senhor possa nos achar.

O Senhor possa mexer nos nossos corações e nós podemos estar completamente abertos ao que o Espírito Santo vai fazer, porque o que Ele nos conduzir é bom. E se quiser sair daqui e não for uma palavra de Deus, ela não vai gerar efeito nenhum. Que Deus possa ministrar aos nossos corações. E nós temos falado muito nisso há um bom tempo.

Eu acho que a palavra obediência é uma palavra que vocês têm ouvido muito. Inclusive, nós abrimos o ano com uma palavra que eu trouxe: “Deus conservará em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque Ele confia em ti.” E essa paz vem de estarmos firmes e estarmos centrados numa obediência daquilo que Deus falar com você. Existe uma palavra geral. Existe uma palavra de um contexto, de uma direção para comunidade que nós trouxemos, de práticas de alvos. Mas o que acontece na comunidade é fruto daquilo que o Espírito Santo vai falar na sua vida pessoal. Existe uma intimidade aí que nada pode substituir, nada entra num lugar entre eu e Deus e coisas que Deus tem para mim.

Eu não consigo em nenhum momento acessar sem essa intimidade particular com Deus. Então nós temos falado sobre isso e a Emilene trouxe. Nós temos um chamado que é para edificar, que é para construir. E tem aqueles que são. É um privilégio que nós temos no meio das tribulações Deus nos colocar numa arca por causa da convicção do chamado.

Ale trouxe depois sobre. Não importa a situação que nós estamos passando, um vale de Gerar. Houve fome. Isaque obedeceu. E obedecer é sempre a melhor opção. Quando o Ale trouxe essa expressão, por exemplo, como Deus pode falar, se expressar, me pegou de tal forma, quase que eu larguei ele pregando sozinho.

E então é um fato. Amém que todos creem nisso: obedecer é a melhor opção. Mas por que obedecer é tão difícil?

Aí, ontem, eu estava preparando a palavra. Eu falei: realmente, parece que Deus está contestando. Eu me senti naqueles filmes Star Wars, que o cara conta a história e depois fala: “Mas, pera aí, vamos explicar o antes e o depois para justificar o que vocês viram.”

Então, hoje, também quero voltar ao antes da obediência. Porque obedecer é difícil, ou não é, querido? Obedecer é sempre difícil, porque não é só um ou outro. Há alguns irmãos, a gente vai repreender isso: “Ah, eu sou rebelde!” Obedecer é difícil.

Criança dá birra porque obedecer é difícil para ela. Vocês já chegaram... Eu não sei se vocês já viram sobrinhos ou lembram de pequenininhos. Engatinhavam, estavam sentados, nem andavam. Aí, às vezes, a gente chegava e via uma maior suspeita, estavam fazendo alguma coisa errada. A carne quer desobedecer. Por quê? Porque essa é a essência da natureza caída.

Isso foi o que nós herdamos de Adão. O pecado entrou no coração dele. E o principal ponto foi o quê? Desobedecer. Então, obedecer não está na nossa essência, porque a natureza caída gera em nós a ideia de que “eu sou dono do meu nariz”, “eu sei o que faço”, “eu quero a minha vontade”, “eu quero ser dono de mim.”

A natureza caída, para não obedecer, acha a culpa no outro. Adão jogou a culpa na mulher. A mulher joga a culpa no diabo. O diabo, esperto, assume a culpa, porque, se o culpado é o diabo, mulher, você não precisa se arrepender. Você não precisa ser transformada. Se o outro é culpado, eu não preciso ser transformado.

Eu tenho motivos para não obedecer. Então, para permanecer e obedecer, nós precisamos de uma transformação. Nós precisamos estar seguros na base correta.

E hoje, não está muito popular. Nós vivemos um contexto em que eu não sei se muitos de nós viemos para a igreja com a base correta, que é: crer no evangelho.

Arrependam-se e creiam no evangelho.

E qual é um dos problemas? Nós estamos falando, muitas vezes, sobre obedecer como uma exigência do evangelho para que alguma coisa aconteça. Mas o evangelho não exige obediência. Sabia disso, irmãos?

A obediência não é uma exigência para a salvação e para o evangelho. Aqui, Jesus nos mostra o que Ele está querendo, o que Ele diz: “Arrependei-vos e creiam.” O evangelho exige arrependimento e fé.

Uai o que é obediência? É fruto. Então, por que é que eu não consigo dar esse fruto? Porque pode ser que eu não tenha entendido o evangelho, não tenha me arrependido, não tenha crido no evangelho.

E hoje quero falar sobre o que é o evangelho. Então, o que é o evangelho? Romanos 1, versículos 3 a 5, nos dá uma base só para a gente ter um contexto bíblico para dizer.

Paulo diz assim: "E esse evangelho diz respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor. E por meio dele, nós viemos a receber a graça e o apostolado por amor do seu nome, para a obediência."

Então, se esforçando e não conseguindo obedecer, talvez a gente esteja com um problema mais sério do que a obediência, porque ela é fruto. Nós estamos com outro problema, lá na base.

E aí ele diz: "Entre esses encontram-se também vocês." Ou seja, essa palavra é para quem? Para nós. Ela está escrita para nós hoje. Então, Paulo está falando de Cristo: "Entre esses, encontram-se vocês, que foram chamados para pertencerem a Jesus Cristo, a todos os amados de Deus, que estão em Roma, chamados para serem santos."

Então, o que é o evangelho? Que o Filho de Deus encarnou. Ele, em espírito de poder, veio trabalhar a ressurreição dos mortos. Esse é o evangelho que diz sobre a encarnação. Então, segundo a carne, veio. Primeiro ponto, a base: Jesus é Deus e encarnou.

Ah, mas eu creio em Jesus. Então, primeiro ponto para filtrar as mensagens: Jesus encarnou, tornou-se homem para pagar uma conta que era nossa. Amém.

Lucas 24:44 diz: "Estas são as palavras que eu lhes falei estando ainda com vocês. Era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos."

Porque estamos falando o tempo inteiro: vamos ler a Bíblia toda, o ano todo. Por quê? Porque o próprio Jesus diz que tudo o que está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, ou seja, no que chamamos de Antigo Testamento (que não é “o antigo”, é uma parte do testamento inteiro), aponta para quem? Para Jesus Cristo.

Quem é o centro de toda mensagem? Jesus Cristo. Quem é o centro do universo? Não sou eu, não é você, não é a sua família.

E, para piorar um pouquinho, não é o nosso filhinho. Leia: É Cristo. Tudo aponta para Cristo. E aí ele continua: "Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras."

Às vezes lemos e não entendemos nada. Por quê? Estamos com um problema na base, no arrependimento e na fé no evangelho. Assim está escrito: "Que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que, em seu nome, se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai. Permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos de poder que vem do alto."

Esse é o evangelho: que Cristo, o Filho de Deus, o Deus Filho, encarnou, tornou-se homem, sofreu como homem (não só na cruz), sofreu na carne, passou pelas tentações que eu e você passamos.

Nós não podemos justificar dizendo que Deus não entende. E não podemos nos acomodar dizendo: "Deus entende." Porque Ele passou pelas tentações. Ele sofreu naquela cruz, foi rejeitado, humilhado, injustiçado, e morreu naquela cruz. Ficou três dias sepultado, mas ressuscitou dos mortos. E, pela sua graça, nos chama à reconciliação com o Pai.

Essa é a mensagem do evangelho. Não está dizendo que Deus veio para nos dar uma melhor qualidade de vida (embora eu creia que isso acontece), mas às vezes estamos tentando viver um estilo de vida sem resgatar a alegria da salvação.

Ou esquecendo do processo da salvação. Ou ainda esquecendo aquela mensagem que diz: "Arrependam-se e creiam no evangelho para receber a remissão dos pecados."

Isso é sério. Que o Espírito traga essa revelação para que creiamos nessa verdade, porque ela é loucura para o homem. Vocês não sabem como eu resisto à tentação de não tentar explicar isso, porque eu sei que não vou dar conta.

Isso é só o Espírito de Deus para inculcar na nossa alma, no nosso espírito, no nosso coração. Então, a mensagem é: "Eu sei que você recebeu a mensagem aqui." E essa salvação nos tira do reino das trevas deste mundo e nos inclui numa perspectiva do Reino de Deus com outras leis.

E para que eu consiga viver nessa terra, até que o Reino de Deus seja estabelecido em sua plenitude, Jesus diz que há uma promessa. Essa promessa está em Atos 1:8:"Vocês receberão poder para viver nessa terra a vontade de Deus, que é dos céus, enquanto estão aqui." Esse é o evangelho. É nisso que precisamos crer.

Por que está difícil obedecer? Porque nós não estamos crendo nessa mensagem.

Será que eu posso perguntar por nós aqui? Nós estamos no mesmo pacote?

"Ah, mas eu creio. Eu entreguei minha vida para Jesus. "Eu sei que você crê. Eu sei que você foi salvo. Mas essa mensagem precisa ressurgir. A simplicidade do evangelho é que ele é tão simples, mas tão simples, que nos complica.

Aí, o que fazemos? Complicamos o evangelho para encontrar alguma justificativa para não nos adequarmos a ele ou para não nos arrepender.

Aí dizemos: "Ah, a Igreja está sem poder!" Sim, a Igreja está sem poder, mas a questão não é só isso. Nós podemos resolver isso voltando à base.

Marcos foi escrito em um tempo em que Israel estava em uma grande sequidão espiritual. Foram 400 anos de Deus em silêncio, sem profetas. A nação estava submissa, escravizada pelo Império Romano.

Eles até pensaram, em algum momento, que poderiam resolver isso fazendo alianças políticas. Mas a carne não muda, só mudam as gerações.

Então surge um profeta chamado João Batista, pregando: "Arrependam-se, porque é chegado o Reino de Deus!"

Essa mensagem de João Batista vinha como um chamado poderoso, porque o Reino de Deus tem tanta riqueza, e nós estamos sendo roubados espiritualmente. Eu clamo a Deus para que Ele traga isso a nós. Porque Ele diz: "Aqueles que viviam em trevas viram uma grande luz."

A mensagem de João Batista preparava o caminho para que Jesus viesse e dissesse: "Arrependam-se e creiam no evangelho." E o que é a remissão dos pecados? A remissão é um tipo de perdão tão profundo que apaga completamente os pecados da nossa história, como se nunca tivessem sido cometidos. Um homicídio? Pecados sexuais? Tudo isso é perdoado a ponto de ser como se nunca tivesse acontecido. Esse é o propósito de Deus. Um Deus que nos ama tanto. Então, por que é difícil obedecer a um Deus que tem tudo que precisamos?

Essa dificuldade revela um choro interno, um clamor por um resgate da verdadeira mensagem do evangelho. Estamos vivendo em uma geração que tem distorcido o evangelho.

A mensagem pregada muitas vezes é: "Está com problema no casamento? Está quebrado? Está doente? Venha para o Senhor e Ele vai resolver."

Queridos, isso não é mentira. Mas não é o evangelho que Jesus mandou pregar.

O evangelho não é só sobre as coisas boas. Ele também diz: "Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. "Essa mensagem de auto-negação não é popular. Muitos pensam que, se pregarmos essa parte mais dura do evangelho, as pessoas não vão se converter. Mas é justamente essa mensagem que gera vida, porque vem de Deus.

E quem sustenta essa mensagem é Deus.

Jesus nos ensina que precisamos fazer as contas antes de segui-lo. "Ninguém vai construir algo sem antes sentar e calcular o custo." Isso é o que Jesus diz: "Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me."

Aqueles que se entregam verdadeiramente a Cristo, entendendo quem Ele é, colherão frutos que só Ele pode dar. Não precisamos de argumentação complexa para pregar o evangelho. Precisamos do poder do evangelho dentro de nós. Assim como a mulher samaritana, que, ao encontrar Jesus, foi cheia da água da vida. Ela não tinha uma teologia sofisticada, mas correu para a cidade dizendo: "Venham ver um homem que me disse tudo o que eu já fiz."

Isso foi suficiente para mover uma cidade inteira. Por quê? Porque havia uma transformação genuína em sua vida, produzida por Cristo.

Você é um bairrista, você é não é? Ela foi cheia da água daquela vida por arrepender e crer. E ela correu para a cidade e ela movimentou uma cidade inteira. Qual foi a pregação que ela teve? Venha e veja um homem que me disse tudo o que eu tem feito. Ai pregação mais chula.

Mas aí o Ale estava pregando isso e aí ela fala assim: "Não seria ele o Cristo?" As pessoas viram nela uma diferença produzida por Cristo. E ela apontou para Cristo. Uma cidade foi movida porque Cristo foi revelado. Mas hoje eu não quero nem entrar na parte de que nós temos que ir para lá, eu preciso de nós estamos na parte da samaritana. Nós não precisamos beber dessa água. A água viva. Para a gente se livrar daquela das duas castas. Qual que é uma casta que só sai com jejum e oração? Você sabe? Sabe o demônio do século XXI? Correria. Sabe qual é o mantra dele? Não está fácil para ninguém.

E nós andamos nos movendo. Mas o Senhor diz: "Arrependam-se e creiam no evangelho. Seus pecados estão perdoados. Você não deve nada para o diabo. Você não deve nada para esse mundo. Você não deve nada para as coisas e as coisas antigas se passaram. Eis que tudo se fez novo." Mas aqui tem duas coisas que Deus quer trazer para nós. Então Ele requer arrependimento e fé.

Querido, arrependimento. A palavra é metanoia. Arrependimento não é uma descarga emocional que você chora de espumar a boca aqui na frente para todo mundo ver que você está sofrendo pra valer porque você fez uma caca e teve perdas, como foi com Esaú. Eu sou intrigado com esses textos que falam que Esaú buscou com lágrimas o arrependimento. Não encontrou.

Fala: "Ai meu Deus do céu, eu não posso ser de Esaú." Porque nós estamos trazendo sempre a carga para nós sermos como aqueles homens. O problema de Esaú não foi porque ele não se arrependeu, foi porque ele rejeitou a Deus e perdeu sua herança natural. E ele não encontrou arrependimento, porque Deus não se importava para ele. Ele não encontrou o que? Mudança de mentalidade? Mudança de coração, mudança de atitude. Mas mudança não é algo de fora. Então a palavra arrependimento cabe mais do que mudar. O que é mudar? Eu posso mudar. Eu posso pegar esse copo daqui e mudar ele para cá. Ele continua o mesmo copo. Ele continua cheio da mesma coisa. A palavra está dizendo de transformação.

Areia que estava aqui nesse prédio não vai servir para outra coisa, porque ela se transformou numa coisa. Então o arrependimento é uma transformação de mente, de coração e de atitude. Que eu quero aliviar você não tem como conseguir por si. É uma obra do Espírito. E se você está aqui é porque em algum momento você encontrou a ideia de resgatar a ideia de que nós nos arrependemos.

Arrependidos têm uma mudança de mente. Precisa abrir mão dos conceitos naturais e carnais das minhas verdades. A mudança de mente produz uma mudança de coração. Alguém que tem a mente mudada, o coração mudado vai conseguir mudar de atitude. O que a gente está querendo fazer? Mudar de atitude.

Eu estou querendo mudar de comportamento, sem abrir mão dos meus conceitos, dos meus valores, das minhas paixões. Por isso eu estou querendo mudar o meu comportamento, mudar as minhas atitudes e obedecer a Deus sem ser transformado por dentro.

E não tem jeito, porque eu não vou conseguir obedecer a Deus. Se a minha mente está nesse mundo, o meu coração está preso às coisas dessa terra. Se eu não ver, se a minha mente não for aberta para enxergar aquilo que vem do alto, faz sentido?

Então o Senhor fala: "A mensagem de Jesus é: Arrependam-se e creiam no evangelho."

Ah, eu preciso sentir. O gadareno virou meu parceiro em todo lugar. Aquele gadareno sentiu 6 mil demônios lá. Mas quando ele viu Jesus, ele foi transformado.

A palavra fala: quando as pessoas chegaram lá, ele estava sentado. Sabe o que é isso? A posição de quem está em paz. Ele estava vestido. Todas as suas disposições, pecados, sujeiras, tranqueiras. Mas elas... o Senhor cobriu.

E em perfeito juízo. Esse é o mais tremendo. É isso que o Senhor está nos chamando. É o que eu preciso fazer. Arrependa-se e creia no evangelho. E o que é arrependimento? Muda de mente. "Eu tenho razão, eu vou perder." Negue-se a si mesmo. Aqui a palavra no imperativo é uma ordem, não é uma opção, não é uma sugestão, não é uma: "Se você quiser, arrepende que vai ser melhor, mas você pode vir." Não. O arrependimento, querido, essa mudança... Arrependidos reconhecem diante de Deus que são errados. Não é que erraram, é que são errados. Que falharam em ser o que devem ser e em fazer o que devem fazer.

Essa mudança, então, arrependido é aquele que reconhece diante de Deus que está errado. Não é que errou, é que é errado, que falhou em ser o que deveria ser e fazer o que deveria fazer, e que é impossível acertar isso por si mesmo.

Eu vou mudar? Não vai. Mas eu me arrependo e creio no Evangelho.

Eu vou obedecer? Não vai. A Bíblia está cheia disso. Você vê o povo de Deus, vem os inimigos os escravizam, roubam tudo, eles clamam a Deus. Deus levanta um juiz e vai lá. Tudo que o Senhor falar, nós faremos. Não dá 15 minutos...

Essa é a nossa natureza. E o arrependido é aquele que reconhece diante de Deus que ele está errado, que ele é um fracasso — fracasso não na terra, mas fracasso de ser quem Deus o criou para ser. Eu não consigo. É impossível fazer isso por si mesmo. Arrependido não quer mais tentar ser senhor da sua própria vida. Arrependido não luta para impor suas próprias vontades. Confessa sua indignidade diante de Deus e sua incapacidade de ser transformado, de ser o que precisa ser, de fazer o que precisa fazer. Não consigo, não dá. Arrependido confessa que o grande prazer da sua vida não está em si mesmo, mas em fazer a vontade de Deus.

Ainda assim, eu tenho muito prazer em Deus e quero fazer a minha vontade. Não vou expor, vou sair, perguntar: Tem leitura bíblica? Tem quarto secreto? São ferramentas que pode medir. Tem intimidade com Deus? Deus tem falado no meu coração e eu tenho ganhado essa segurança? Pode ser que sim, porque quando fazemos essa pergunta, parece que estamos sendo irônicos, acusando todo mundo que não está.

Ai você vai sondar isso. Às vezes, nós temos esse desejo...

Confesso para vocês, esses dias estava bravo e irado. Falei: "Deus, eu queria tanto não querer isso, eu queria tanto não ter essa característica. Eu queria tanto não ser preso nesse vício. Eu queria, mas não tem jeito."

E o Senhor faz. Arrependido não foge da realidade da sua condição e não procura justificativas ou desculpas para os seus pecados e negligências.

Porque o Evangelho não veio para acusar. As pessoas que estão lutando consigo mesmas, arrependidos, confessam abertamente, com o coração desejoso de ser amado e reconciliado com o Pai e fazer a vontade do Pai. Só o poder do Evangelho pode fazer isso, mas o poder do Evangelho só me alcança quando me arrependo e creio.

O que é crer? Crer é ter a convicção de que essa verdade vem de um Deus que é confiável. Não é que Deus vai livrar minha barra ou vai cuidar de mim, mas que eu creio que Deus é confiável, independente do que eu veja em Sua palavra eu posso entrar.

É interessante que o versículo 5 e 6 falam sobre toda a região da Judéia, onde os moradores de Jerusalém iam até João Batista confessando os seus pecados, e eram batizados por ele no meio do Jordão. Você vê um homem como Zaqueu, que chama Jesus. Está lá naquele lugar, numa festa de elite, um homem de posses reais. Senhor, me arrependo dos meus pecados. Sou um ladrão. Foi isso que ele falou.

Eu dou metade dos bens ao pobre.

Aqueles que eu roubei, vou restituir.


Por quê? Por que eu consigo obedecer? Por que entra o arrependimento? Por que eu posso crer? Por que tem uma mensagem que é o fundamento que me leva para isso. Eu estava condenado, destinado ao inferno, e Deus, por amor a nós, gerou uma querido. Olha o tanto que gerou um dano na Trindade. Nós só tínhamos um bom serviço para pecar, geramos um racha na Trindade de Jesus na Cabala.

Deus meu, Deus meu, porque o Senhor me abandonou? Que amor é esse, querido, que Deus precisa fazer mais? Que a gente precisa de mais provas para receber essa mensagem?

Encarnou, morreu naquela cruz. Ficou banal essa mensagem. A gente se acostumou com essa realidade. Nos deu vida eterna.

E a gente que estava conversando esses dias lá com meu pai, o povo começou a falar sobre velório, e eu queria muito chegar na idade de 70, porque já comecei a pensar sobre a morte. Mas eu estou seguro. O que eu preciso fazer é arrepender-me e mudar minha mentalidade, não é ficar carregado de remorso. Eu sou errado.

Do jeito que estou vivendo, não está dando. Não vou mudar, não consigo ser transformado. Eu preciso entregar completamente minha vida a Cristo. Eu preciso perder o domínio da minha própria vida, dos meus próprios sonhos, das minhas paixões.

Deus não vai tomar. Negue-se a si mesmo. Entregue-se. Faça a conta. Você vai perder, mas vai ganhar. Faça a conta para construir.

Às vezes, a gente fica preso a coisas que não têm importância. O arrependido quer algo mais. Ele tem uma promessa. Amém. A nossa mensagem é essa: o Senhor nos chama para uma entrega total, uma entrega completa. E de alguma forma, o diabo, como diz a dona Norma, endemoniado, conseguiu colocar na nossa mente que fazer a vontade de Deus é difícil e que, se eu entregar minha vida a Deus, tudo vai mudar e vai ficar ruim.

Não, meu filho. O Senhor está propondo te tirar do império das trevas, onde somos escravos, presos e vis, para sermos verdadeiramente livres e reinar com Cristo. O que é isso? Trabalhar junto com Deus, usufruindo de todas as riquezas que Ele tem.

Não, não se preocupe. Não fique tenso, porque Deus é um Deus que está na sua mão.

Então, como começa a vir uma transformação? João, capítulo 8, versículo 31.

O Espírito ora. É tão ruim a gente ficar impotente, ter convicção do que está acontecendo na nossa cabeça, no nosso corpo.

Até isso. Ele é pela fé. Não é nem para vocês, é para nós. João 8:31 diz: Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele...

Aos judeus que deram crédito a Ele e creram. Precisamos ter uma mentalidade mais judaica, pois essa mentalidade grega nos atrapalha muito, porque crer é obedecer. Numa mentalidade judaica, que é o fundamento da nossa fé, que é a raiz da nossa fé.

Por que os judeus têm dificuldade de ouvir o evangelho ou lidar com a Igreja, com os cristãos? Porque a gente fala que acredita em Jesus e não obedece? Não anda segundo os princípios e as leis do Reino de Deus.

E isso é porque começamos a clamar para que Deus revele, restaure essa mensagem. Então, Jesus disse aos que haviam crido nele: Se vocês permanecerem na minha Palavra... Agora começa a entrar. Deus vai conservar em paz aquele cujo propósito é firme, porque Ele confia em Ti. A base é aquela que nós falamos. E Jesus diz aos que se arrependeram e creram.

Todo mundo fala: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Está errado. Essa verdade é revelada para aqueles que creem. Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: "Se permanecerem na minha Palavra."

Se arrepender, mudar de mente, arrepender-se e dizer: "Basta! Não quero mais essa vida. Vou morrer do jeito que estou, ou preciso de uma ação externa." Jesus está entregue, está entregue, está entregue. Deus não dá mais. Toma. É de verdade.

Deus nos traz para o Reino, nos enche de poder, crendo Nele com o Espírito Santo habitando em nós. Conseguimos permanecer na Palavra, e se você permanecer na Palavra, será verdadeiramente meus discípulos.

E uma vez que somos discípulos, aí vocês conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

E no versículo 36 diz: "Porque, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." A verdade que Jesus está dizendo para nós não é uma doutrina. A verdade que Jesus está trazendo para nós não é um conhecimento. Nós somos cheios de verdades emocionais. A verdade que Jesus está dizendo aqui é uma palavra que chama aletheia.

Eu acho que, pelo menos aportuguesado, é a saudade, mas no grego, se não for, parece que está dizendo de autoridade.

E eu fui olhar no dicionário, e não tem uma tradução correta, porque essa palavra verdade, se fosse traduzida ao pé da letra, diria: "É a verdade que está verdadeiramente fundamentada na verdadeira verdade."

Então, pode assim: arrepender-se, crer nessa mensagem de que temos um Cristo que morreu, ressuscitou, temos uma vida eterna e um Reino à nossa disposição. E precisamos urgentemente mudar para trabalharmos na edificação desse Reino para a volta de Cristo. Isso eu aplico na vida. Mas Deus não dá. Meu coração está no mundo. Eu amo o pecador.

Falar com Deus. Ele não se ofende.

Porque Deus não gosta de hipocrisia. Deus não tem problema com imaturidade, com infantilidade, ou com vícios. Deus tem um problema grave com hipocrisia. Mas conosco, queridos, com limites, com medo, com falta de fé... Só com Deus. Me ajude na minha falta de fé. O que eu preciso é me lançar nessa verdade de que Deus tem um Salvador.

Ele me tirou das trevas e me trouxe para um Reino, me prometeu ser cheio de um poder que vai resolver minha vida de verdade, não temporariamente, mas eternamente.

Isso vai entrar no profundo do seu coração, alma e mente, transformando de uma forma que, aí, vamos conseguir obedecer. E aí, vamos enxergar o que é eterno. O Eterno não vai ficar oculto, o Senhor vai abrir o entendimento. Mas eu preciso de forma consciente fazer essa entrega, e depois Deus revela os seus segredos. Deus não revela seus segredos para quem não tem aliança com Ele.

A Palavra, "conhecer" aqui, é a mesma palavra usada para intimidade sexual. Ou seja, conhecer de uma forma íntima e profunda. Deus não leva para um quarto de intimidade quem não tem aliança com Ele. É a base: arrepender-se, querer mudar e crer. É preciso obedecer. Não tente mudar de atitude.

Não tente mudar seu comportamento, não tente fazer diferente porque você pode ser enganado, conseguindo por um tempo tentar. Mas faça uma entrega, abrace essa mensagem, abrace essa verdade, abrace essa realidade do Cristo, que se fez carne, ressuscitou e que está voltando, e que tem um reino e uma pátria para você. Permaneça nisso e você será um discípulo, e nós, sendo discípulos, conheceremos a verdade, e ela nos libertará.

A Bíblia diz: "Você conhecerá a verdade, e a verdade vos libertará." Se o Filho vos libertar, você será verdadeiramente livre. Quem é essa verdade no Filho? E nós temos Ele. Nós temos essa verdade, nós temos esse acesso. Não fizemos nada. A única coisa que o Senhor nos chama é para arrepender, crer, mudar sua cabeça. Pare de dar murro em ponta de faca.

Faça as contas. Quantos anos você viveu tentando resolver sua maneira de viver? Faça as contas, no estilo de vida. Se todas as armas que você e eu estamos carregando deram certo, se funcionaram.

Arrependimento... No casamento, eu sou errado. Nós amamos errar. Deixe Deus julgar isso. Mas, diante de Deus, eu sou errado.

Eu não consigo. Tentei mais direto. Gente, não aguento mais. Não adianta orar há 20 anos, está?

Não vou falar pare de orar, entregue-se, e ore com a mente diferente. Não vamos manipular Deus. Vamos receber o plano que Ele tem pronto.

Acredite nos milagres. Pode dar a impressão de que Deus não está preocupado com sua vida financeira e material. Mas Ele está, sim. Deus quer prosperar o povo. Deus quer uma igreja. Ele quer pessoas que tenham dinheiro e riqueza. Para quê? Para abençoar o reino Dele. Tem muito missionário, tem muito trabalho para ser feito, mas precisamos de pessoas que não sejam dominadas por isso.

Deus está preocupado com suas finanças, com seu casamento, com sua saúde física, com sua saúde emocional. Mas, uma vez que queremos obedecer ou mudar sem rever, é a minha proposta para você: vamos rever. Faz de conta que ninguém que é crente hoje vai entregar sua vida para Jesus.

Isso é mais. Os casais têm mania de fazer isso durante 10, 20, 30 anos. Gente, o inimigo está por aí. Como é que o pessoal faz renovação de votos? Meu chamado para vocês hoje é: vamos fazer uma renovação de votos com o Senhor.

Renove os votos d'Ele.

Naquilo que Ele tem, vamos parar com a insegurança. Às vezes, a família critica nossa imaturidade, em vez de termos medo daquele que é o nosso Salvador.

A Palavra nos diz: "Eu sei os pensamentos que tenho a seu respeito, pensamentos de paz e não de mal, para te dar o fim que você deseja." Mas Ele precisa mudar os seus desejos, porque, senão, Ele vai deixar você se perder, e Deus não vai perder Seus filhos.

Deus está nos chamando para isso. O que vai acontecer? Vamos parar de tentar. Sabe que quando tentamos obedecer a Deus sem essa base que falamos de arrepender-se, crer no evangelho, isso é arrogância. Fica pesado, fica difícil. E, se eu consigo obedecer a Deus sem me arrepender e crer no evangelho, estou dizendo que eu consigo. Eu estou preso na cruz. Não consigo.

Não consigo, porque não é sobre ser bom ou ruim, é sobre ser fraco. Não está na sua estrutura.

É preciso uma transformação. O Evangelho diz: vamos fazer uma renovação de votos com o Senhor para morrermos e nascer de novo. Ele vai resolver nossos problemas. Aí, Jesus, é melhor do que a gente!

Mas é muito bom ter a paz de saber que estamos na mão de um Deus que governa o universo, que governa seu chefe, que governa seu marido, sua mulher, seus filhos, seu dinheiro, seus clientes, tudo. Eu estou nas mãos de um Deus que não falha. Mas faça as contas.

Coloque sua vida diante d'Ele. Você conhece alguma coisa que mexeu?

Eu não vou direcionar alguma oração depois. Não há mais.

Às vezes, se uma frase pegou, feche seus olhos, por favor. Não para ser espiritual, mas para não se distrair.

Tem um tempo você com Deus. Vou pedir para você não se dispersar, ficar quieto. O que Deus ministrou em você?

Faça uma renovação desses votos.

Peça ao Espírito para trazer à sua memória agora aquilo que te dá esperança.

Traga à memória quando você teve um encontro com Jesus? E, se você nunca teve, que esta manhã ou esta semana você tenha isso.


Mensagem ministrada na Comunidade de Cristão Betesda na manhã de domingo em 19 de janeiro por Juliano Soares

 
 
 

Comentarios


SOBRE NÓS

Somos uma igreja que testemunha Jesus, que anseia e usufrua da sua intimidade, que busca viver verdadeira comunhão e que aguarda com expectativa sua segunda vinda.

LOCALIZAÇÃO

(62) 98249-6230

 

R. C-174, 158 - Quadra 298 Lote 16 - Jardim América, Goiânia - GO, 74255-150

 

contato@comunidadebetesda.com.br

CONECTE-SE CONOSCO
  • Spotify
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Todos os direitos reservados © 2020 - Comunidade Betesda. Site criado por Agência Gravidade

bottom of page