top of page

1 Tessalonicensses 1:2-6 - Fé, Amor e Esperança

  • Foto do escritor: Comunidade Betesda
    Comunidade Betesda
  • 29 de abr. de 2025
  • 27 min de leitura


Bom dia irmãos!


Abra sua Bíblia no livro de uma carta de primeira. A primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses, capítulo um.


Vamos ler do versículo dois ao seis.


E.


Amém. Sempre damos graças a Deus por todos vocês, fazendo menção seis em nossas orações e sem cessar, lembrando nos diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que tem em Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos amados por Deus, que Ele os escolheu, porque o nosso Evangelho não chegou a vocês somente em Palavra, mas também em poder no Espírito Santo e em plena convicção.


E vocês sabem muito bem qual foi o nosso modo de agir entre vocês, para o próprio bem de vocês. E vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, recebendo a Palavra com alegria que vem do Espírito Santo. Apesar dos muitos sofrimentos de ser só mais um tempo de oração. Revela nos a Tua Palavra, abre os nossos corações e nos dá uma capacidade de comunicar que o Teu Espírito quer falar e nos dá a capacidade, pelo Teu espírito, de ouvir o que o Senhor tem a dizer conosco para cada um de nós.


No nome de Jesus nós louvamos. Então eu passei para o Calebe las pensando que se eu fosse dar um título para essa palavra, que é uma das grandes dificuldades que as vezes eu tenho, mas essa ficou muito claro para mim é fé, amor e esperança, fé, amor e esperança. Então Paulo, ele começa a falar com os tessalonicenses que sempre dava graças a Deus por todos eles, fazendo menção na oração, vivendo aquela igreja.


E ele traz três pontos aqui falando da operosidade da fé, da dedicação, do amor, da firmeza, da esperança que o Evangelho na vida deles não era só em palavra, porque eles eram imitadores de Paulo e do Senhor, recebendo a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. Parece pesado esse negócio de dizer. Paulo fala Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo.


Esses dias, estudando, eu falei É muito mais difícil falar Sejam meus discípulos, porque aí você tem que seguir. E algumas pessoas dizem Ah, fulano é meu discípulo, não. Nós fomos chamados a ser discípulos de Jesus. E Paulo era um discípulo. Podemos dizer perfeito dentro da característica de Jesus. E ele diz Seja meus imitadores. E ele está dizendo Seja discípulo de Jesus Cristo.


Como eu tenho sido discípulo como Paulo, que às vezes é tão exaltado nas nossas palavras, mas a gente não quer imitá lo. Custou caro pra Paulo a experiência com Cristo. E pra sermos imitadores de Paulo, como ele diz, voltando alguns dias aqui que nós já compartilhar o propósito de Deus nos fazer como discípulo de Cristo e seguirmos sermos seguidores de Jesus é o alvo lá.


Quando nós começarmos em Romanos aqui, o propósito central de Deus é o eterno propósito de Deus está em ter uma família de muitos filhos que são semelhantes a Jesus. Isso fica claro em Romanos quando ele diz que Ele nos conheceu. Quando Ele nos conheceu, Ele nos chamou e a Ele nos predestinou. Ou seja, Deus já deu um propósito, um destino pra sua vida.


Não precisamos ficar nessa doideira. Essas palavras estão pesadas e eu falo assim que eu estava implicado. Tem um mas são reais. Estou voltando a fazer as pazes com ela, de ter um propósito. Tem um chamado. Se você não sabe com o que é que você vai fazer, vai. Nós já temos clareza de que nós temos que ser, e a Bíblia nos diz que nós fomos chamados a ser a imagem e semelhança de Jesus.


Isso é ser um imitador, como os tessalonicenses o imitava. E essa vida de sermos imitadores de Jesus, sermos semelhantes a Jesus não é só uma questão comportamental, é pra sermos como Jesus era, termos a mentalidade de Jesus, temos o caráter de Jesus, temos os valores de Jesus, andarmos na direção que Ele andou, estabelecemos nos princípios e comunicação e alvos que Ele nos passou.


Jesus era obediente, nós fomos obedientes e Ele deixou missões claras pra nós. E nós nos perdemos. Quando Paulo fala nos muitos sofrimentos e pressões desse mundo, e pra sermos imagem e semelhança de Jesus, parece que eu estou bem repetitivo nisso, porque isso é o foco e. Não é algo tão etéreo. Jesus não nos chamou para viver nas nuvens.


Jesus orou para que Deus nos deixasse aonde Eu os peço que nos livre do mal, mas que não. Então nós temos sei mais e melhor. Jesus aonde nesse mundo não é aquela coisas de êxtase, mas é uma transformação que nos leva a ter um estilo de vida. Porque Jesus se fez homem para nos mostrar como o homem deve viver a parte de Deus.


Ele fez a parte de salvação, Ele fez a parte que nós não conseguíamos. Ele fez, promoveu um recurso que nós não tínhamos, que era o poder. Ele nos deu o Espírito Santo e encheu as nossas vidas com o maior poder do universo para nos transformar nisso. E aí nós vimos também uma parte que é o aspecto prioritário. Qual que era prioridade em relação a Jesus.


Ele era rei, era sacerdote e ele. Nós vimos aqui sobre o aspecto sacerdotal da vida de Jesus. Jesus foi um homem que andava segundo a Palavra de Deus. Ele diz As Escrituras falam de mim. Quando Ele pega os discípulos de Emaús, Ele aparece. Depois de ressuscitado, vai buscar os desgarrados que estavam voltando para Emaús. E o que Jesus faz com eles?


Jesus prega o evangelho começando lá e Moisés vindo nas profecias, mostrando que o foco central é conhecer Jesus segundo a Palavra de Deus. Jesus depois que ressuscitou, vem lidar com os seus discípulos pregando essa palavra.


E a gente inventa um monte de modo. Ele começa lá e traz um aspecto da Palavra então e medita na Palavra.


Leia a Bíblia. As ideias estão vindo. Elas vão ser muito úteis, mas ela não substitui o seu tempo de comunhão com Deus. Ela pode te dar informação, mas não pode te dar conhecimento de Deus. Tem ajudado. Vida de oração, vida de congregação. Jesus estava com aqueles discípulos, estava na sinagoga, andou com Judas, que o traiu, com Pedro, que dava trabalho, que estragava os momentos proféticos.


Lá no Monte da Transfiguração Ele vai falar para. E às vezes a gente fica incomodado quando tem um momento, parece que alguém entra. For Pedro era esse Jesus estava com ele, andou com Tomé que não queria. Ele foi lá buscar. E ali, no cenáculo a gente era Betesda, Ali nós, nós, cada um que o discípulo representa, nós e Jesus nos chama.


Esse é o aspecto sacerdotal da vida de Jesus. Depois falamos o aspecto do caráter de Jesus, também passado, falando de santidade. E aí eu falei Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Então Jesus era santo, Ele era separado desse mundo, mas Ele vivia no mundo. Então Jesus, Ele não foi chamado para viver no mundo, foi para expressar Deus no mundo.


Ele não era do mundo, mas nos ensina a viver no mundo enquanto nós estivermos aqui. A santidade é para ser vivida no mundo. Então, quando Deus nos faz santo e para, não é porque não somos do mundo, mas nós estamos aqui. É a glória de Deus tem que ser vista. É a única forma que a glória de Deus vai ser vista nesse mundo e através da Igreja.


Porque é só na igreja que nós podemos ser e porque é só na vida da Igreja que Ele depositou o Espírito Santo. Não tem vida do Espírito fora. Você pode ter afinidade, você pode ter alegria, você pode ter prazer, você pode se divertir. Mas vida do Espírito só existe na vida da igreja. Então Jesus se faz santo. E aí a gente tem andado tão cansado por causa desse aspecto tão cansado.


Esse Deus me chama de Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mas aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. E domingo passado eu falei Olha só, tem um jeito, nós temos que aprender de Jesus. E como é que você vai aprender de Jesus? A gente já viu o aspecto sacerdotal.


Leia, ore, congrego, não tem jeito. Relação. E aí ele traz pra nós uma característica das nossas vidas. E eu vou chegar no texto de Tessalonicenses, tá? Vou voltar pra lá. Só que pra nós vivermos isso intensa Lone Essences. Nós precisamos disso aqui que está em Mateus. Nós precisamos aprender de Jesus, aprender o que a gente a fazer. Pergunte para a Bíblia o que Ele quer nos ensinar.


A Jesus me ensina o que eu quero aprender, não o que Ele quer nos ensinar. E Jesus diz esse texto, Ele diz Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Isso aqui é uma promessa.


Às vezes parece que Deus é caprichoso em colocar condições. Porque é que Deus não pode me dar descanso se eu não vou? Como se fosse uma regra, uma condição fria? Isso é uma promessa. Venha a mim e você vai ter alívio. Qual é o nosso problema? A gente para no alívio.


Não é? Irmãos, o céu a gente tá naquela pressão, na pressão, na pressão. Dá um alívio. A gente volta a fazer tudo que fazia, fazer tudo do mesmo jeito. Um pouquinho de energia que a gente recupera, não é? Deus agora pode deixar comigo. Eu sei o que fazer. O Senhor tem o poder, me dá o poder. Aí que nós vamos nos dar bem e dar certo.


Mas a gente ainda tem estado cansado e sobrecarregado. E aí ele promete uma vida de descanso e ele diz Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde. O mundo valoriza a altivez, o mundo valoriza o o orgulho, o mundo valoriza a força bruta, o mundo valoriza a esperteza, O mundo valoriza não levar desaforo pra casa.


O mundo valoriza quem não perde o mundo, valoriza quem se dá bem fazendo o mesmo, mesmo que ele se impõe com soberba e arrogância.


Tem uma onda aí de abusos. Eu acho interessante que um monte de cristão tem ido pra internet pra colocar abuso de líderes, mas se submete a abuso de patrão, abuso de chefes e não dá esse problema.


A gente tem visto porque o mundo é Jesus, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores diz que quer nos ensinar duas coisas ser manso e ser humilde. Agora vamos entender isso, porque ser manso não é ser tonto. Ser manso não é ser passivo, Ser manso não é. Tome. Ser manso não é deixar com que a vida de pecado flua e eu não vou me meter.


Eu não vou me posicionar. Ser manso não é isso. Ser manso não é ser folgado. Lana é manso. Ficou pejorativo, mas a palavra aqui no original diz que ser manso e acostumado a mão fazia referência aos animais domesticados que eram dóceis ao toque humano. Ser mansos não é fraqueza. Biblicamente, ser manso é ser alguém que tem uma força controlada.


Não é alguém fraco. Alguém manso. É alguém que tem muita força, muito vigor, muita ira e sabe dominar. Isso. O nome disso é domínio próprio. Ser manso é dominar suas reações, impulsiva. Ser mansa é confiar de que Deus defende os justos. Ser manso é não ir pra justiça própria. Jesus usa essa palavra para descrever a si mesmo em seu próprio coração.


Jesus foi um homem manso. Moisés foi um homem manso. Mas Miriã ficou leprosa até acertar a sua vida. Por quê? Porque eles não eram alheios a justiça. Não eram homens que não tinham posicionamento, mas eram pessoas que dependiam de Deus e não agiam nas suas próprias vidas. Então, um homem manso significa um homem que tem uma força controlada, um cavalo manso e um bicho forte, mas que ele é guiado.


Ele não é tolo, mas é alguém que sabe que tem alguém melhor que ele para conduzi lo. É alguém que está submisso à vontade de Deus. É ser humilde, humilde e baixo. Humilde vem da palavra, humildes. No latim e perto da terra. Quer dizer que está debaixo, mas está ligada ao humus, que está ligado a terra fértil. Então alguém humilde, alguém fértil, o contrário de alguém soberbo que é dominador, não tem vida.


É a postura de reconhecer a sua, o seu lugar, a sua estrutura diante de alguém maior é a postura de reconhecer quem eu sou em relação ao meu irmão, em relação a Deus, em relação a alguém maior. Então, alguém humilde é alguém que tem convicção de quem Ele é em Deus. Não é alguém altivo.


Alguém humilde é alguém que sabe que não é o centro do universo. É alguém que reconhece a sua total dependência de Deus.


Eu dependo de Deus, eu dependo do outro. Eu sei a minha identidade. Eu sei que eu não tenho tudo. Eu sei que eu não tenho os recursos, eu sei o meu lugar, Eu sei o lugar das minhas relações.


Então é ser humilde também. Não é ser miserável ou ser alguém que é espoliado, manso e humilde. É alguém que é dócil ao toque, que convive. Que não vive fundamentado no descontrole das suas emoções, das suas iras, dos seus desejos. É alguém que não é escravo de si mesmo.


É alguém que não é escravo das suas emoções. Isso é terrível.


Tem gente que fala Senhor, isso é livre arbítrio. Estava ouvindo o irmão ministrar esses dias um corte para nós. Você não tem livre arbítrio, Zé Bruno. O resgate me edificou bastante, porque as pessoas eu tenho o livre arbítrio para fazer o que quiser. Isso é livre arbítrio. A pior das escravidões é você ser escravo de você mesmo. Quem só faz o que quer é escravo de si mesmo.


Você está com um problema muito grave.


Grave porque as nossas emoções, elas nos colocam em lugares terríveis. As explosões. Elas geram danos que para consertar depois dá problema. Fazer o que? Eu acho que eu penso que eu quero. Então a Bíblia Jesus diz Eu sou manso e humilde. Eu sou alguém que sei o meu lugar e eu estou disponível. E eu sei ser guiado por Deus, guiado por alguém mais maduro.


Conduzir do pra não entrar nas armadilhas que as minhas iras estar. As emoções querem me colocar.


Isso que é sermos mais e melhor. É isso que Deus quer nos ensinar. Quando Jesus diz Eu não faço o que eu quero, eu ando naquilo que eu vejo o Pai fazer, eu ando naquilo que eu escuto. Pai não andar, eu não vim fazer a minha vontade. Jesus está dizendo É isso que Ele está dizendo para, basta. Desperta, raciocina, liga.


O cérebro, faz uma avaliação dos últimos cinco anos da sua vida e vê se o caminho que você está entrando, o fruto que você está comendo. Ser mais humilde e parar de trabalhar para. Pera ai, deixa eu ver os frutos que eu estou colhendo, porque a semeadura, queridos que nós estamos fazendo e não joga a culpa para os outros.


Não joga a culpa para os outros. Conversando esses dias um familiar meu falou Não, Deus é bom, vai mandar eu para o inferno. Não falei Deus não vai te mandar para o inferno não! Ele mandou Jesus para te salvar e falou Então, por que você está indo para a perna? Eu tomei um susto. Eu não falei assim, não falei assim Você não está seguindo um manual.


Então o Senhor está nos chamando a nós. Ficamos falando uma vida sacerdotal, que é uma vida de relacionamento. Deus está dizendo Aprenda de mim para vocês serem meus imitadores. E como é o estilo de vida dessas pessoas que aprendem de Jesus manso e humilde e que são imitadores? Aí a gente cai aqui em Tessalonicenses. Vamos voltar aqui. No texto que ele diz Olha, Paulo, fala o meu Evangelho, o Evangelho de Jesus não chegou para você em meras palavras.


Essa semana eu caí no choro duas vezes no meio do supermercado. Eu estava sozinho. Vou pagar mico ouvindo um testemunho. Queridos de uma tribo no meio da Amazônia, na Colômbia, que o irmão ficou lá dez anos e depois desapareceu. Aí esse irmão encontra com uma pessoa no aeroporto e conta para esse rapaz eles são bolivianos que estava indo para Bolívia junto e ele foi ajudar essa senhora e ela conta para ela que estava indo para lá para organizar um trabalho para o evangelismo de tal tribo.


O rapaz começa a chorar porque ele fala que evangelizou essa tribo. Acho que foi o avô era o pai dele. Tudo que você precisa tem pronto, se encontram no aeroporto 50 crianças. Outro notícia 50 crianças no Paquistão orando por um missionário que quase perdeu a sua vida porque elas viviam um regime de escravidão e elas E ele conseguiu tirar 50 crianças de um regime de escravidão.


E a gente está aqui discutindo se a parede é preta, se o ar está bom, se o som está alto.


Se o irmão não me cumprimenta, se você não recebeu uma. Então, queridos, Deus quer trazer um despertar para nós para sermos essa imagem Dele. Mas nós precisamos ser anjos, precisamos ser humilde. Nós precisamos aprender Dele. Nós vamos ser tocados, nós precisamos tocar em pessoas, nós vamos ser guiados por Deus. E qual estilo de vida? E aí Paulo vira para os tessalonicenses, que eu creio, se encaixa nisso que nós falamos.


E ele diz Olha, eu dou graças a vocês lembrando de vocês diante de nosso Deus e Pai. Ou seja, não era um testemunho diante de homens, não.


Lembrando da operosidade da vossa fé. Paulo reconhece A Igreja de Tessalônica está trazendo um elogio dizendo aos Tessalonicenses A qualidade de vida cristã que eles tinham. A primeira coisa era uma fé operosa.


Uma fé que age, que obedece, que serve. Então ele fala lembrando de Deus e pais da ponte da operosidade da fé de vocês. Uma fé que obedece, uma fé que age, uma fé que serve. A fé deles não era algo passivo, não era algo que ficava só na sua mente. Era uma fé que produzia boas obras, que produzia obediência, que produzia a vida.


A nossa fé ela tem que ser operosa.


A nossa fé hoje tem estado enfraquecida. Por quê? Vamos voltar lá de novo? No aspecto sacerdotal, a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra, e a Palavra fala que Deus age por nós e fala conosco através da oração. E a Palavra diz Não deixe de congregar. A Palavra diz Aprendi comigo que sou humilde e de humilde coração e ouvir isso é uma fé que obedece a essa palavra.


E isso vai gerar uma fé operosa. Isso vai dar fruto, isso vai tirar o cansaço, porque Jesus está dizendo Se eu aprender Dele, eu vou encontrar descanso para a minha alma. Não estou dizendo que você vai trabalhar menos, não está dizendo que você vai fazer menos coisa. Não está dizendo que você vai ter mais tempo. Mas as nossas almas vão entrar num descanso, numa fé que sabe quem é o seu Deus.


Uma fé que diz para nós que lá, lá em Isaías 64 quatro que nunca se viu e eu mandei para vocês, porque eu estava no carro, chorei de novo. Esse dia foi impactante. Cheguei na porta de casa. Uma fé que diz que nunca se viu, nem na história se ouviu, nem jamais penetrou no coração de ninguém. Um Deus que trabalha para aqueles que nele esperam.


Deus quer trabalhar conosco essas coisas, irmãos. A uma fé operosa. Mas não tem como. Hoje isso não tem tido espaço para uma fé operosa. E nós estamos cheio de nós. Mansidão e humildade.


E ela só vem com o poder do Espírito. Não tenta ser manso, não tenta ser humilde.


Diz que não é muito ético sair confessando pecados aqui, mas eu acho que umas duas semanas atrás a gente diz que Deus queria me dar a revelação dessa palavra. Aconteceu umas três coisas lá. De vez em quando isso acontece comigo, nessa minha mulher que eu quase quebrei aquele escritório tudo. Eu joguei computador no chão, joguei limpo, quase dito que está acontecendo, Deus, Parece que o monstro saiu daqui.


O sapo estava vivo.


Vocês não sabe que eu pensei isso?


Não deu tempo, não fiquei. Eu fiquei assustado comigo. Sabe porque a nossa. Estava congelado. Deus quer nos curar dessas coisas, mas a gente não está crendo, não está tendo espaço. Sabe por quê? Porque eu não estou sendo satisfeito em todos os meus caprichos, desejos. A Bíblia diz que você vai. Deus vai suprir todas as suas necessidades e eu quero que você coloque diante de Deus com muita justiça.


Posso pedir para Deus vir com justiça se você tem tido alguma necessidade que Deus não tem suprido.


Tem ou não irmãos? A gente tem passado muita dificuldade, tem passado muitos apertos, mas como Deus tem sido zeloso, como Deus tem se mostrado presente? Como as circunstâncias que nós estamos vivendo? É pra nos ensinar a ser manso e humilde. Mas quanto mais duro é a matéria prima, mais dura é a ferramenta. Quanto mais duro é o animal, mais difícil de domar, mais precisa de espora.


Lembrei do de Hamelin, Sorocaba, ele falando sobre pastorear pastores. Ai todo mundo achou bom demais. Porque os pastores precisam ser pastoreados, os pastores precisam ser cuidado. Aí vem 1/2 com É só que os pastores precisam se colocar debaixo. De autoridade pra serem cuidados, Para serem pastoreados, precisam ser aceitado, ter tocado, precisam ser amansados. E não adianta orar, não se amansa na espora.


Aí um dos irmãos mas pode orar Já me falei Pode, Senhor, me ajuda a aguentar as espora. Queridos, Deus está com muita intensidade. Nós estamos nos últimos dias e por mais que o mundo jogue na nossa cara tragédias, isso está nos apagando das promessas.


Tem muita coisa ruim profetizada para os últimos dias, mas tem muita promessa de Deus para aqueles que andam segundo a sua vontade, que são manso e humilde de coração. O mundo vai aumentar a tensão, mas Jesus te fez uma promessa. Você vai achar descanso para a sua alma. Nele.


E isso vai gerar em nós o estilo de vida que é saudável, que é o ter uma fé operosa, uma fé que que dá fruto, cria e é bom. Assim, quando você prega e alguém crê, quando Deus usa a sua vida.


É revigorante.


A mulher samaritana nós cantamos aqui Ela bebeu da água da vida, mas você vê que o que transformou ela foi quando ela foi para a cidade e afetou todo o mundo. Quê? Não foi por causa dela. Foi por causa de Jesus. Ela aprendeu dele. É o reflexo da vida de Jesus nela. Trouxe um descanso para ela que ela estava cansada.


Não quer ficar vindo aqui. Pega a água, Não, difícil demais. Nervosa. Que ela largou tudo e saiu correndo e afetou a cidade. Aí ela já voltou para o poço, não mais por necessidade, mas por propósito, levando pessoas ao Messias, porque a água estava viva.


Deus quer desentulhar esse poço de dentro de nós, numa fé que seja operosa. E sabe qual é a principal operação da fé em nós, queridos? Descanso não é resultado. A fé vai me levar a andar na obediência de Deus, a fazer o que Deus mandou eu fazer e ficar despreocupado que Ele garante o resultado. Isso é fé. A certeza que eu vou ali e vou fazer o negócio e ele vai fazer a minha fé.


Não é que Deus vai fazer o que eu espero, a minha fé que Deus é o meu Deus e o que ele fizer, eu confio nele e isso vai gerar vida, porque aí é Ele conduzindo o que nós estamos manso e Deus não vai gastar muito tempo para ficarmos espraiando.


Não é? Mas para ficar nos trazendo a gente para o lugar em só 2000, ano que ele está tentando por gente no lugar para voltar. Outra coisa. Ele fala ser operoso que vocês têm dedicação do amor. Alguns diz Abnegação do amor, uma fé operosa gera uma vida de amor, de amor. O amor deles era muito mais do que sentimento.


O amor deles era sacrificial. Eles estavam no meio de muitos sofrimentos e no meio do sofrimento, no meio das dificuldades, eles tinham de desprendimento para abençoar os irmãos da Macedônia, que era uma outra região. Se você ler o texto, você vai falar Então o amor que eles tinham não era um apoio que demonstravam com tapinhas, com palavrinhas. Era um amor que gerava sacrifícios de atitudes práticas no serviço e no cuidado.


O meu amor a Deus me leva a crer e confiar em Deus. Ele não está preocupado com a minha justiça própria e o meu amor aos irmãos é o amor dos irmãos. A mim me leva a ter uma vida segura, sem fantasia. Amor, queridos, traz pra nós segurança. A gente pode errar, tem um tanto de casal, tem o tanto de pais com filho.


Nossa, eu cometo tantos erros, tantos erros com os meus filhos, mas eles não duvidam. No nosso amor.


Eu cometo erros com a minha esposa, mas eu acho que ela pode ficar com raiva. Ela já quis me matar, mas não me matou porque o amor foi maior do que a ira. Mas não há dúvida do amor.


A gente está lidando com divórcio. Você olha, a pessoa fala assim Não eu. Eu amo essa pessoa, mas tem uma incompatibilidade, porque é duro, porque não é manso, porque não quer ser adestrado. A palavra é adestrado mesmo, é ofensivo. Mas Deus precisa nos adestrar, porque sem o Espírito Santo é o pecado não se tornou. A Bíblia fala isso não sou eu como animais irracionais, está lá na carta de Judas.


Então, a ser operosa é o amor, é essa mansidão. A humildade nos leva a viver. Esse amor nos traz segurança, ser operosa com amor que nos dá segurança. Isso gera um outro fruto. Esse é dedicação de amor e vocês. É dar firmeza, dar esperanças que tem no nosso Senhor Jesus Cristo. É o que o mundo está querendo matar a esperança.


Quando Deus fala que Ele trabalha em favor daqueles que nele espera, não está falando de alguém que senta para pagar, para ver se Deus vai mesmo fazer. Está dizendo É aquele que ele tem esperança, ainda que ele morra, as promessas de Deus vão se cumprir. Ele tem a vida eterna. Ele tem as promessas. Cumprido sua casa, querido, se você tiver em Deus, vai ser salva.


Seu filho pode estar lá num lugar que você não imagina onde vem. Deus vai lá buscá lo. Esperança. Coisas que às vezes nós estamos entregando para os médicos, para o dinheiro, para o emprego, para o trabalho, para as minhas atividades, para o meu esforço próprio, para contatos estratégicos que às vezes eu. Eu deixo de ter tempo com Deus, porque eu tenho reuniões estratégicas.


Não, não, não esperança. E ele fala então, esse povo da Tessalônica, que eles tinham uma operosidade da fé, eles tinham um dedicação de amor, uma fé que não era só de palavras. Ela gerava atitude, um amor que não era só sentimento. Ela gerava frutos e isso gerava neles uma firmeza da esperança que tem em Nosso Senhor Jesus Cristo.


Não é uma esperança nas coisas. Por isso que Deus quer nos ligar a imagem de Jesus, porque Ele é o modelo, Ele é o centro, Ele é a perfeição, Ele é o soberano de todo o universo. A gente canta que Ele é o Rei dos reis. Ele é o Senhor dos senhores. Então, moço, se curva e deixa ele tocar.


E ele nos toca com amor. Deus quisesse nos destruir já tinha acabado com tudo. Se Ele está te mantendo vivo, porque alguma coisa Ele tem para conduzir, então para Deus, você não está aqui para sobreviver no mundo. Nós estamos aqui para vivermos o chamado de Deus, e eu tenho essa esperança. Então, a esperança firme é uma esperança deles em Cristo.


Ela não é fraca, ela não é instável, Ela não é volúvel. Era uma esperança que dava perseverança em meio às perseguições que eles estavam sofrendo, em meio às dificuldades, em meio a escassez, fez. Como é fácil nós perdermos a esperança. Quando você olha para você mesmo, para os seus, para os seus problemas, assim parecendo uma galinha, olha para o chão.


A esperança vai embora.


Você chega diante do Mar Vermelho e fala Agora acabou!


E aí pensa Moisés chega diante do Mar Vermelho. Pelo cabo não. Mas Deus fez os milagres. Vamos orar. E Deus respondeu Quem está fazendo aqui é Moisés.


Marcha. Não quer dizer que deve orar. Quer dizer que Deus já tinha falado. E a Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso. Até na mansidão de Moisés Miriã ficou leprosa não sei quantos. Lá na casa de Corá a terra abriu, engoliu, Fica manso que lhe dá lucro, seus inimigos dá mau amasso.


Miriã ficou leprosa. Moisés não foi tirar satisfação com ela. Os filhos de coravam. Deus fala comigo, Fala Deus fala que você aí. Moisés lá Então é por traz aí o incenso de vocês é a terra. Vem som Deus faz esse negócio. Eu não preciso viver numa guerra com as pessoas, numa guerra interna, numa guerra com dinheiro, numa guerra.


É uma tensão louca. Isso gera uma coisa chamada ansiedade, que está matando muita gente Aprende de mim que sou manso e humilde, uma fé operosa, um amor que vai dar fruto e uma esperança firme. Por que vem essa esperança?


Porque essa esperança firme traz descanso interior. Um Deus que trabalha naqueles que confia Nele, que espera nele enquanto nós nos tornamos semelhante a Cristo, enquanto nós estamos sendo adestrados a moldados, entregues ao Senhor, Ele está trabalhando em nosso favor. Eu creio que nós, nós tiramos um dia só de testemunho. Fala assim irmãos, vem cá, dá um testemunho na sua vida de que você chegou, gastou todas as suas energias e pensou agora eu vou morrer, agora vai dar errado, eu vou perder tudo.


Aí você dorme, acorda, Deus vem com a solução, Põe uma pessoa entre uma oferta e alguma coisa, Deus faz pela misericórdia, mas Deus não quer agir conosco baseado na misericórdia. Deus quer nos conduzir a um propósito, porque o reino Dele está vindo. Pare de ficar olhando para o mundo lá fora olhando. Desculpa a expressão feia, olhando as desgraças que esse mundo está sofrendo.


Porque esse mundo vai acabar. Nós precisamos resgatar urgente uma visão do Reino de Deus, das promessas de Deus e do que Deus quer fazer nessa terra. Isso vai trazer esperança. E é isso que ele fala, que o Evangelho não foi recebido só em palavras, mas em poder, porque houve transformação ao ver abertura de olhos, houve uma mudança igual na mulher samaritana, houve um arrependimento.


Houve igual aconteceu com Pedro que ele está lá, pesca a noite inteira, gasta as energias, volta Deus fala pra Pedro, vai pescar de novo, A gente vai fazer tudo que você já fez, humano, já fez tudo. Jesus não deu técnica nova pra Pedro pescar, Ela só volta lá. A Palavra de Deus fez a diferença. Pedro vem, pega peixe, quase afunda O barco as é tão grande que a gente pensa que vai morrer.


Tem hora, quase afunda o barco.


É aí que diz Olha a lição que a gente aprende com Pedro, que, segundo Jesus, não estava convertido ainda.


Ele, lagos, peixes e vai atrás de Jesus porque Jesus se tornou mais importante do que as coisas.


Ele aprendeu a não coisificar as pessoas. As pessoas não eram objetos de uso. Para eu conseguir meus benefícios. As pessoas não são aquelas que eu me aproximo para tirar o proveito, para tirar o benefício que eu quero. Eu estou ali por causa de um propósito. Se você está aqui por causa de um propósito.


Quando nós nos tornamos semelhantes a Jesus, trabalhando pela fé, amando com dedicação, com esperança Nele, nós não estamos sozinhos. Esse é o estilo de vida que Deus nos chamou. E quem vai fazer essa obra é o poder pra fazer isso em espírito. Então eu e você precisamos parar e pensar é onde é que Deus não está encontrando espaço para me tocar?


Eu preciso ser manso, preciso ser tocado. Preciso ser humilde. Eu preciso me pôr no meu lugar e se pôr no seu lugar. Não é falsa humildade, não. Aquele texto lá dos talentos teve lá um servo que chegou, ganhou cinco talentos. Ele pegou o talento. Eu não tenho esse talento. Eu sei o chamado que Deus me deu e ele foi trabalhar.


Ele não ficou lá. Deus é severo. Quem sou eu? E esconder o talento não é ter consciência. Do seu lugar, de quem você é e do seu papel, mas ser manso pra ser conduzido nessa tarefa.


Nós não estamos ocupados demais.


Nós temos um culto aos domingos e o privilégio de estar num país livre para poder celebrar o nome do Senhor. Essa é a visão pra ter uma fé operosa.


Se todo mundo vier com o coração, a coisa muda. Jesus aparece por aqui.


Ele está presente. A onisciência. Eu estou falando disso. Estou falando de Jesus como aquela mulher do fluxo de sangue que ele está passando. Um monte de gente nele não toca nada. Mas tinha uma mulher com coração ali que quando ela tocou Jesus parou por aí. É isso que Ele quer de nós. E esse toque? De Ele quer Ele para Ele não está ocupado demais com um monte de coisas para fazer.


Ele é soberano, onisciente, onipresente, onipotente. É esse o nosso Deus.


É tempo de uma conversão das nossas vidas, que é o que nos voltar. Porque o Senhor está querendo dizer Olha, eu tenho pra você. Além de ser imagem e semelhança de Cristo na sua identidade, no seu caráter, você vai ser santo. Esse mundo não vai tocar. Você está no mundo, mas não anda segundo as regras do mundo. Você está guardado por Deus, que é soberano na Terra.


Eu vou te tornar humilde sabendo o seu lugar. Eu vou te conduzir. Você vai aprender a ser guiado, a não entrar no caminho errado pra não pegar a estrada errada, pra não cair nas armadilhas da sua alma. E você vai ter uma fé operosa, vai viver no ambiente seguro do amor e você vai viver em cima de uma esperança que nada te abala.


Isso é real. Parece que é doideira.


Mas isso é a promessa. Pra todos, não é pra uns especiais. E aí o mundo está acabando. Você também. De alma você vai sofrer, você vai chorar. Essa semana eu liguei pro Ricardo. No desespero, Pedro leva um tombo, ele ficou cinza, acabou, sumiu o ar apagou, ficou roxo, virou. Meu Deus, seu anjinho de 14 anos! Acode menino, irmão, filho e segundos parece que vem aquela coisa.


De a paz do Senhor que excede entendimento, vem numa hora dessas. Nós fica louco. Um tombo querido bateu as costas. Então nós podemos ter uma segurança no amor de Deus Independente. Não estou falando de circunstância, não. É muito melhor. A gente está acima das circunstâncias, senão a gente faz como Saul. Deus quer nos livrar do espírito de Saul.


Olhe o que acontece com Saul lá em a pedir. Não precisa nem abrir. Quando ele está no meio de uma guerra, os inimigos vêm pra destruir os boletos, vem pra destruir os filisteus incircuncisos, a enfermidade, a conta pra pagar todas as pressões, vem. E Deus deu uma palavra pra ele Espera o Samuel chegar.


E o Samuel não chegava. E Deus parece estar atrasado e os filisteus vinham pra cima dele estar lá em vez de ver quem é vocês. Vocês precisavam conferir quando eu falava esse texto, hein? Tá aqui em primeiro, Samuel. E aí ele fala assim você não chegava.


Parece que o senhor não falou nada. Isso aqui falou comigo. Aí a gente tem que fazer alguma coisa.


Tem muita gente ausente. O senhor não está dar uma palavra. Nós vamos fazer alguma coisa, vamos pintar a parede, vamos fazer alguma coisa. Não, você não veio. Eu não consultei o senhor. E olha a expressão terrível de Samuel, forçado pelas circunstâncias, oferecia holocausto. Olha a resposta de Samuel. Você cometeu uma loucura, Não guardando o mandamento que o Senhor, seu Deus, ordenou.


Forçado pelas circunstâncias, nós temos tido cometido loucuras. E o coração dele não estava errado. Parece bom. Mas nada que parece bom, que não vem da Palavra do Senhor. Vem do conhecimento do bem, do mal que gerou o pecado, que é o que gera o problema. E o Senhor está nos chamando aqui andar na esperança. As circunstâncias tem levado a gente a cometer loucuras e entrar em armadilhas.


Mas tem um Deus que trabalha por você.


E pra concluir, fizemos.


Assuma o jugo de Cristo. Seu chamado eu faço pra você. Jugo a canga e rédea, Assuma a rédea de Cristo, submeta sua vida à vontade Dele com mansidão e com humildade. Ah, não, Não tem jeito. Quando você olha pra sua rotina e fala assim eu queria fazer isso, não tem jeito, tem. Vai acabar tudo. Deixe acabar. Só não cometa loucura de fazer o que você acha que é pra fazer sem ouvir Deus.


Então vai pro aspecto sacerdotal. Essa é a base precisa ser resgatada, senão não vamos sair do lugar. Ser um sacerdote.


Mas se Deus falou, vai nisso.


O jugo de Cristo é leve porque o que ele quem caminha conosco, é Ele quem nos guia. Quando na época de. Eles usavam usavam carro de boi que os leões vinham pra pegar o rebanho. Um boi me preocupava? Não, ele estava amarrado no carro de boi e o pastor da alma dele, que pegava os lobos e matava o lobo e matava o leão e matava os.


Se esse pastor é Jesus, ele já deu a vida pela ovelha, a morte já foi vencida, o jugo dele é suave, o fardo é leve, é porque Ele está trabalhando em nosso favor. O nosso esforço é real, o nosso trabalho é real, o nosso desgaste é real, mas o peso está sobre os ombros dele. O governo está sobre os ombros dele.


E isso que é um chamado de Deus. Andar pela fé, envolver como obras do seu dom, não é aqui. Amar com dedicação e sirva uns aos outros com amor sacrificial. Não é num ambiente religioso, é onde você tiver. É aquele chefe, aquele colega de trabalho. Lá é uma expressão de Cristo. Lá a fé precisa ser operosa. Lá o amor precisa manifestar, Lá a esperança tem que vir e eles vão ver Jesus através de nós.


Só essas coisas. Parece absurdo. Não tem coragem de pregar a hora que Deus vai arrumar um jeito.


Mas essa é a chamada que Deus mesmo trabalha em favor de quem neles?


Precisa ouvir de Deus essa manhã entregar.


Que o Espírito pode fazer? Na sua vida ou falar com você? Deus é irmãos na música. Pra que você possa.


Se curvar, ser adestrado.


Esse é o ponto básico, o objetivo, Uma fé operosa. Um amor poderoso.


Uma esperança que não vai nos abalar. Pode político que for pra ganhar a situação que for. Eu estou na mão de um. Que me guia. E eu estou manso e humilde para ser tocado e conduzido por ele.


Eu preciso achar o meu lugar. Não é no mundo. A maior dificuldade que nós temos hoje é que estão todos correndo. Olha bem que nós estamos treinando os nossos filhos para achar o seu lugar no mundo. Não tá errado não. Desde que ele entenda que ele é um missionário de Deus. Mas nós precisamos treinar nossos filhos e começar a buscar com todas as forças o lugar deles no Reino de Deus, o lugar deles na casa de Deus.


Nós não precisamos gastar energia pra proteger os nossos filhos do mundo. Nós precisamos ouvir de Deus para equipar os nossos filhos para nós lançarmos eles no mundo, porque eles vão querer. Eles vão, eles vão pra faculdade. Agora eu estou vivendo isso. Calebe foi hoje de humanas. Você fica E aí? Pois Senhor, Agora é o teste de tudo que a gente semeou.


Problema grave. Eles estão preparados para enfrentar as afrontas diretas, mas muitos não estão preparados pelo espírito para linguagem subliminar. O que o coração tem que está sido adestrado por Deus, se não vai ser adestrado pelo mundo, essas coisas. Elas entram sorrateira. O inimigo que vem de frente a gente enfrenta. Mas a mensagem, a coisa subliminar, é um conceito e um valor.


Isso está em nós. É uma. Não é bem assim. Não tem nada a ver a radical demais crentes, se não for radical demais.


Que o Senhor nos dê essa graça. Minha oração é que hoje haja esse toque.


Que nos conduza no caminho de sermos manso e humilde e que haja uma virada de chave para a nossa fé ser operosa, nosso amor ser derramado e a sua esperança seja resgatada de forma inabalável.


Em Jesus Senhor, nós te louvamos. Coloque a sua vida diante de Deus. Eu não sei o que o Espírito Santo pode ter ministrado em você. Ou foi na leitura ou em algo que eu falei, ou em uma frase, ou o próprio Espírito falou no seu espírito. Mas coloca isso diante do Senhor. O que o Espírito Santo te deu.


E se não deu nada, fala Deus.


Eu preciso receber alguma coisa hoje.


Eu quero ser manso e humilde. Minha destra.


Minha destra pra peleja.


Me coloca no meu lugar. Assim não é nesse sentido pejorativo de te humilhar. Acabar com a sua raça não é onde eu vou produzir, onde eu vou viver O que o Senhor me chamou para viver? Onde eu vou ser? Quem eu? Quem o Senhor me criou para ser?


Senhor, renova a minha fé para que haja operosa. Restaura o amor na minha vida, pelos irmãos, pelo esposo, pela resgata a esperança da sua Igreja. Assim, resgata a nossa esperança no Senhor, na Igreja resgata a esperança. O Senhor revela nos e elimina do nosso meio aquilo que está roubando a nossa esperança. Senhor, aquilo que está apagando o nosso amor, aquilo que está abafando a nossa fé.


Senhor. Senhor traz revelação daquilo que está endurecendo. Às vezes o nosso coração através do medo, através das circunstâncias que nos deixam com medo e vulneráveis.


Porque eu creio, há um tempo que o Senhor quer renovar as nossas vidas, renova a fé, renova o amor, renova a esperança. Em nome de Jesus Pai, renova a nossa fé, renova o nosso amor, renova a esperança, Abre os nossos olhos, Senhor, para vermos as suas promessas que geram essa esperança. Em nome de Jesus. Deus.


Mensagem ministrada na Comunidade de Cristão Betesda na manhã de domingo em 27 de abril por Juliano Sales

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Somos uma igreja que testemunha Jesus, que anseia e usufrua da sua intimidade, que busca viver verdadeira comunhão e que aguarda com expectativa sua segunda vinda.

LOCALIZAÇÃO

(62) 98249-6230

 

Rua C-158 Nº 626 Quadra 298 Lote 16 - Jardim América, Goiânia - GO, 74255-150

 

contatocomunidadebetesda@gmail.com

CONECTE-SE CONOSCO
  • Spotify
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Todos os direitos reservados © 2020 - Comunidade Betesda. Site criado por Agência Gravidade

bottom of page