top of page

Efésios 5:18 - Enchei-vos do Poder do Espírito

  • Foto do escritor: Comunidade Betesda
    Comunidade Betesda
  • 11 de fev. de 2025
  • 23 min de leitura

Hoje quero fazer uma leitura que às vezes não é tão habitual, lendo alguns textos que não estão nos mesmos livros, da mesma sequência, mas que montam um contexto para que nós possamos estar trabalhando. Que o Espírito Santo nos revele mais de Cristo. Amém! Que nós possamos caminhar com um alvo de crescermos na revelação de Cristo, na comunhão com o Espírito Santo e em nós. Há uns três domingos, o Senhor vem trazendo ao nosso coração que nós não podemos remover marcos antigos. A gente está muito em busca de novidades, de uma palavra nova, de um movimento novo, mas tudo isso flui em cima de um marco central, que é a Palavra, que é o Evangelho, que é a base daquilo que o Senhor trouxe.

Nós vemos trabalhando sobre isso, falando um pouco sobre o que é o Evangelho, sobre o poder de Deus nos chamando ao arrependimento e à fé. "Arrependei-vos e crede no Evangelho", que é a mensagem da cruz de Cristo, falando sobre isso, sobre o fruto do Evangelho, que é aquele que foi justificado pela graça de Deus, pela fé. Ele tem um estilo de vida que caminha em obediência e integridade.

Ele tem um chamado que começa o Evangelho lá com Abraão dizendo: "Anda na minha presença e sê perfeito." E nós falamos sobre isso: que somos chamados para andar na presença de Deus e sermos perfeitos. Não é aquele estereótipo de santo, do santinho, de alguém que não erra, de alguém que não comete falhas. Se nós olharmos os homens da Bíblia na ótica que temos hoje, natural, humana, de cobrar dos outros perfeição, ninguém passava no teste, certo? Alguém passava, né?

Abraão, amigo de Deus, que Deus o chama falando: "Anda na minha presença e sê perfeito." Depois, ele mentiu para salvar a própria pele e jogou a mulher no fogo. Não conseguiu obedecer de cara, mas ele perseverou andando em fé. Mas ele era um homem inteiro. Nós vemos Davi, que era um homem segundo o coração de Deus, cometendo muitas falhas, mas ele era alguém inteiro que pertencia a Deus.

E nós somos chamados a isso, a nos arrependermos, a crermos no Evangelho. Fomos chamados a sermos inteiros pela fé, mas isso só é possível hoje. Nós falamos sobre isso pelo poder do Espírito Santo que foi derramado em nós através da bênção de Cristo. E essa é uma promessa de Deus.

Efésios, no capítulo cinco, eu vou usá-lo como uma introdução. Vou sair dele e depois voltamos para concluir esse texto. Mas ele é o chamado para nós hoje. Ele é um resumo para que a gente se atente ao que Deus está nos chamando, de como nós podemos nos arrepender, podemos crer no Evangelho. Como nós podemos, uma vez justificados, andar em fé e integridade diante de Deus, andar na presença de Deus?

Efésios parece que traz para nós uma clareza disso. "Efésios 5:14 e 15, e aí nós vamos até o 18." "Por isso é que diz: Desperte, você que está dormindo, levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará. Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem e vivam, não como tolos, mas como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Por essa razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor."

O versículo 18 nos dá a chave, nos dá a resposta que torna possível para nós o que está escrito aí: "Não vos embriagueis com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito. Enchei-vos do Espírito Santo."

Então, vamos dar uma passeada na Bíblia. Vamos abrir em Lucas, no capítulo três.

Nós somos chamados a uma missão. Vou ler alguns textos em sequência para montarmos esse entendimento. João Batista, quando aparece pregando a vinda do Messias, anuncia um tempo de mudança e restauração de Israel. Deus estava visitando aquele povo depois de 400 anos. Era um tempo novo, onde o Senhor estava mudando a história com a vinda de Cristo. Ele levanta João Batista para preparar o caminho do Senhor, para que Deus pudesse voltar a agir, manifestar-se e falar à nação. Deus nunca abandonou seu povo, mas suas ações eram, às vezes, específicas.

No capítulo 3, versículo 16, João tratou de explicar a todos: "Eu, na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias, e ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo." Há uma promessa: o único jeito de rompermos com a velha natureza, uma vez salvos, é sermos batizados no Espírito Santo e com fogo.

No capítulo 4, versículo 18, quando Jesus inicia seu ministério, Ele reafirma essa verdade ao citar as Escrituras: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a proclamar a libertação aos cativos, restauração da vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor." Deus levanta uma palavra profética e envia Cristo, nosso Salvador, que encarnou de uma virgem. O Espírito Santo estava sobre Cristo, não em Cristo, porque Ele era Deus.

O ministério de Jesus começa depois que Ele é batizado e cheio do Espírito Santo. Se Jesus, o homem perfeito e sem pecado, não abriu mão desse poder, muito menos nós podemos abrir mão de sermos cheios do Espírito Santo. Precisamos ter consciência dessa necessidade em nossa vida.

No capítulo 24 de Lucas, a partir do versículo 44, Jesus, já ressuscitado, diz: "São essas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês, que era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." Há muitas pessoas que creem em Jesus, mas o buscam em fontes erradas. O verdadeiro Cristo só pode ser encontrado na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, que são a Palavra de Deus.

O texto segue dizendo que Jesus lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. Essa deve ser a nossa oração: "Senhor, abre o nosso entendimento." Ele continua: "Assim está escrito que o Cristo tinha que sofrer, ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas, e eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai. Permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto."

Havia uma promessa, e essa promessa se cumpre em Jesus Cristo. Ele morre, ressuscita e nos salva. Somos batizados e, ao subir aos céus, Ele deixa essa promessa: o Espírito que estava sobre Jesus seria derramado sobre toda a carne, sobre toda a Igreja.

Joel havia profetizado isso, e agora se tornava realidade. Jesus ordena que a Igreja permaneça reunida em Jerusalém, esperando a promessa. Mas "esperar" não significa ficar passivo. Esperar em Deus significa andar com esperança, permanecer em Sua presença, confiar que a promessa se cumprirá em breve. A esperança gera alegria, ânimo e vigor para continuarmos. Por outro lado, esperar com uma visão carnal gera murmuração, desânimo e amargura.

No livro de Atos, capítulo 1, versículo 4, Jesus, já ressuscitado, reforça essa promessa: "Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias." No versículo 8, Ele acrescenta: "Vocês receberão poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra."

Chegando ao capítulo 2, versículo 1, lemos: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram entre eles línguas como de fogo, que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."

Que essa seja a nossa oração: "Senhor, queremos ser cheios do Teu Espírito Santo. Nos rendemos a Ti, Espírito Santo. Obrigado, Jesus, porque Tu fazes toda a obra em nós. Te louvamos, pois és Tu quem nos transforma. Que o Teu Espírito tenha total liberdade para agir em nossos corações e falar às nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém!"

Queridos, temos uma única chance. Deus nos chama a viver nesses dias andando na presença do Senhor e sendo íntegros diante d’Ele.

E isso implica para nós o que vemos, como temos andado nos nossos dias e não nos enchermos com as coisas deste mundo, não nos embriagarmos com vinho, mas nos enchermos do Espírito Santo. A única chance de conseguirmos andar na presença de Deus, sermos perfeitos e cheios do Espírito Santo. Quanto mais cheios do Espírito Santo, mais conseguimos corresponder.

Por quê? Porque o Espírito Santo está falando de poder. Então, há uma promessa. Nós não podemos negar que, depois da morte e ressurreição de Jesus, que já falamos muito, depois do evangelho, que fomos salvos, o Pentecostes com certeza foi o maior acontecimento na história da Igreja, na história da humanidade, após a morte e ressurreição de Jesus.

Aqui foi onde, historicamente, o Espírito Santo foi derramado em cumprimento da promessa do Pai para ficar sempre com a Sua Igreja. E o texto nos reforça que essa promessa de Deus, essa necessidade do batismo com o Espírito Santo, do enchimento do Espírito Santo, é fundamental nas nossas vidas. Então, temos uma palavra profética de que isso foi cumprido.

Temos uma promessa que foi liberada e temos um derramar desse Espírito que já aconteceu. Precisamos enxergar onde estamos hoje, como estamos conduzindo a nossa fé. Quanto mais difícil está para nós obedecermos, correspondermos e andarmos em Deus, talvez seja porque estamos vazios do Espírito Santo. Quanto do Espírito Santo estamos cheios?

Quanto temos buscado nos encher? Quantos de nós estamos tentando nos esforçar, lutando com vícios, lutando com relacionamentos, lutando com sentimentos, lutando com mágoas, lutando com ressentimentos, lutando com a condição em que estamos na Palavra, lutando com questões naturais, lutando com enfermidades? Tentando andar com nosso próprio raciocínio, querendo fazer a coisa certa e, muitas vezes, não conseguindo.

E, às vezes, até frustrados com a condição de que nosso estilo de vida não está nos levando a agradar a Deus, como se Deus estivesse descontente conosco. Mas o que nos leva a agradar a Deus é a presença de Cristo em nós. Então, surge a pergunta: Deus se agrada de nós? Como e por quê? Porque fomos feitos filhos amados, assim como Jesus.

Deus nos ama. A disciplina que vem de Deus e as dificuldades que passamos para nos levar a amadurecer são prova do amor de Deus. Deus não nos entregou a nós mesmos para andarmos sozinhos do jeito que queremos. As tribulações revelam o nosso coração. As dificuldades, as pressões e os sofrimentos revelam o que está dentro de nós, revelam a dureza da nossa alma, revelam a natureza caída.

O amor de Deus nos leva a essas pressões para que isso seja revelado. E Ele nos dá os caminhos. Qual é? Permaneçam em Jerusalém.

Permaneçam com aquilo que vocês já têm, com a Palavra que receberam. Porque está chegando o tempo, porque há uma promessa. E essa promessa está sendo derramada e já foi derramada. E essa promessa é uma pessoa, e ela virá habitar em você. Ela virá conduzir sua vida.

Atos 1:8 nos diz que, quando recebemos essa promessa, recebemos poder.

Poder. O que está acontecendo conosco hoje? Cansaço. O que está acontecendo conosco hoje? Frustração. Existe uma entidade, uma potestade que caminha no meio dos crentes, chamada "correria". E ela só sai com Jesus e oração.

Não está fácil para ninguém, não. A correria tomou conta. Mas o problema que precisamos enxergar, queridos, não são as circunstâncias que estamos passando, mas sim não entendermos a promessa que Deus nos fez do poder que está em nós para vencer e viver, até que Ele venha. Esse é o ponto que creio que o Senhor quer nos trazer nesses dias. O mundo não vai melhorar. Isso não é pessimismo. A política não vai melhorar. Nós nos encantamos porque temos pequenas vitórias, mas isso não resolve. Os recursos financeiros não vão resolver nossas vidas. Mas há uma promessa que nos levará a uma vida de poder. Poder. Essa é a promessa de Deus. Esse é um revestimento de poder. "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo."

Isso é um batismo e é uma bênção. Não se trata de uma possibilidade, não é algo que pode ou não acontecer. Isso não é uma opção. Isso vai acontecer, porque é uma promessa.

Então, não podemos ficar olhando para as nossas circunstâncias e achando que não conseguimos corresponder. Muitas vezes, estamos enchendo a nossa carne, enchendo a nossa alma, mas não estamos nos enchendo do Espírito Santo, como se fosse impossível corresponder a Deus.

Porque a Bíblia nos diz que o Espírito é Espírito de poder.

Mas não para criar uma expectativa de melhoria nas circunstâncias. Precisamos mudar nossa mentalidade e nosso coração para buscar sermos cheios do poder de Deus, porque Ele prometeu esse poder.

Mas não para criar uma expectativa de melhoria nas circunstâncias. Precisamos mudar nossa mentalidade e nosso coração para buscar sermos cheios do poder de Deus, porque Ele prometeu esse poder.

E é esse poder de Deus que fará com que as circunstâncias mudem, ou que passemos por elas em vitória, ou que alcancemos aquilo que Deus tem para nós, ou que nos leve a fazer a vontade de Deus.

Pois o jugo do Senhor é suave, e o fardo é leve

Não está dizendo que a vida vai ser fácil, mas nós podemos passar por ela de outra forma. Podemos ter paz no momento de tribulação, como vemos. Me encanta aqueles três amigos de Daniel. Eles são, como dizem os jovens, brutos.

De peitar o rei Nabucodonosor, o sistema político, o sistema religioso, o sistema financeiro, o domínio sobre esse mundo, a vida em risco. "E vocês vão se prostrar?" "Não vamos!" "Vamos ver quem é o Deus que vai livrar vocês!" Eles não falam assim: "Eu tenho certeza, Deus vai me livrar. Deus vai fazer isso e aquilo." Eles apenas dizem: "Olha, não sei explicar, não vou explicar. Se Deus quiser, Ele livra. Se Deus não quiser, Ele nos livra e nós vamos para a fornalha."

Ficamos muito encantados porque eles foram libertos da fornalha, mas podiam não ter sido. O que mudaria para eles? Nada. Porque a glória e o poder de Deus estavam sobre eles.

Então, queridos, o Senhor está nos chamando a esse resgate. Fomos salvos. Amém? Você foi salvo? Tem certeza absoluta? Foi batizado? A salvação está resolvida. Alguns estão rindo, parece que estão na dúvida. Se estiver, no final de tudo, procure alguém para te ajudar.

Estamos nos desgastando para agradar a Deus. Mas se você está salvo, é filho. Nós agradamos a Deus por causa do sangue do Cordeiro que está na porta. O grande problema hoje não é que não cremos, mas que não andamos na perspectiva da promessa que Deus nos deu. O recurso que Deus nos deu para andarmos na vontade dEle já foi concedido.

Em João 20, Jesus ressuscitou, soprou sobre os discípulos e disse: "Recebam o Espírito Santo." Em Atos 1:8, Ele disse que eles receberiam a promessa. Eles já estavam cheios. Nós já recebemos essa promessa. Se você foi salvo, isso está resolvido. O Espírito Santo habita em você.

O próprio Senhor Jesus disse àqueles irmãos que eles já estavam limpos, mas ainda não estavam cheios do Espírito. Uma coisa é ter o Espírito presente, outra é ter o Espírito como regente. O Espírito Santo está presente aqui. Amém? O Espírito Santo está presente na sua vida?

Isso tem que ser certeza. A questão é: o Espírito Santo é regente das nossas vidas? Ele convence do pecado, da justiça e do juízo. Mas você acha que Ele vai passar o dia apontando o dedo para você e dizendo "Você está errado", enquanto você continua andando do seu jeito?

O Espírito Santo chega e diz: "Basta! Você vai andar assim, assim e assim." E você pensa: "Não consigo." Consegue! Porque essa é a vontade de Deus, e Ele não cobraria algo sem nos dar poder para obedecer. Deus não nos chama a um estilo de vida impossível, mas nos dá os recursos necessários.

Todos naquela sala eram salvos, crentes, fiéis a Jesus, mas faltava o quê? Um enchimento, um revestimento do poder do Espírito. É isso que estamos buscando. Creio que este é o tempo de buscarmos o derramamento do Espírito Santo, trazendo esse poder.

Os discípulos fizeram algo: obedeceram. Nós podemos fazer o mesmo. Jesus disse: "Vão para lá, fiquem quietos e esperem, porque a promessa vem do alto." O que podemos fazer para cooperar com Deus e acelerar esse processo de sermos cheios do Espírito Santo? Obedecer à direção e à ordem de Jesus.

Obedecer conscientemente, conforme a revelação que Deus nos dá. Quando obedecemos, crescemos na revelação, no poder e seguimos andando. Os discípulos obedeceram a Jesus e permaneceram juntos na cidade. Isso era necessário para o derramamento do Espírito Santo.

Enquanto estavam reunidos, Jesus aparecia para eles. E quando Jesus apareceu, Ele perguntou: "Vocês têm algo para comer?" Eles deram peixe para Ele. Mas antes de derramar o Espírito Santo, Ele disse: "Está faltando aqueles dois que foram para Emaús. Busquem eles."

Um dos pontos essenciais era permanecer juntos. Queremos ver um mover aqui, mas cada um de nós é como os fios de um cabo de rede: se um estiver desconectado, dá problema.

Atos 1:14 diz que eles perseveravam unânimes em oração. Não estavam reunidos aleatoriamente ou apenas para participar do culto, mas porque eram conscientes e perseverantes na esperança de que, a qualquer momento, Deus poderia cumprir a promessa e enchê-los de poder.

Atos 2:1 diz: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar." Precisamos estar juntos, não de forma aleatória. Quando nos reunimos, devemos lembrar que fomos salvos, batizados e resgatados do império das trevas. O Espírito Santo habita em nós, e temos uma promessa: crescer na revelação de Cristo e receber o derramamento do Espírito.

O Espírito Santo está presente em nossas vidas e na Igreja. Mas, se formos sinceros, não tem sido o regente das nossas vidas. Não posso falar por vocês, mas, na minha visão, temos dado trabalho. Vocês não são crentes? Precisamos nos livrar de todo embaraço e entulho.

Um dos piores problemas é achar que conseguimos corresponder a Deus fazendo o que achamos certo. Não conseguimos sem o Espírito Santo. Temos enfrentado dificuldades e barreiras, mas precisamos entender que não podemos andar sem o Espírito nos guiando.

Algumas pessoas são boas em dar "não" para Deus. Passam o ano novo de branco achando que terão paz. Mas a verdade é que, sem o Espírito, não teremos.

O Senhor está nos chamando porque há uma promessa. Isso não é uma possibilidade, mas uma certeza. Podemos até resistir e buscar outras coisas, mas nascemos para pregar o Evangelho e para que promessas sejam cumpridas.

O Espírito Santo foi dado primeiro à Igreja, depois a Igreja foi dada ao mundo. Não será diferente agora. Não adianta querer fazer a Igreja fluir sem Ele. Queremos ver coisas grandes, mas isso só acontecerá com o Espírito Santo.

E a gente vê Deus. Nós permanecermos na esperança, na consciência, na fé de que Deus não falha com suas promessas. Estarmos aqui com essa perspectiva de que Deus pode cumprir essa promessa hoje e ela é constante. Não vai encher de uma vez, porque é um enchimento do Espírito Santo. Eu não sei se vocês tinham uma ideia. Eu tinha uma ideia, como se fosse aquela ideia de balde.

Parece que vem um balde assim, a gente ia enchendo, não é? De fonte, é de nascente, é de coisas que acontecem igual aconteceu lá no Rio Grande do Sul. É um sistema, é ruim, mas mostra o que é a bênção do Espírito: que vem algo do céu e ele vai enchendo a nascente de dentro pra fora. Ele vai inundando, vai matando a carne e vai nos levando a fazer a sua vontade.

Aí ele trabalha aqui. Então, ao cumprir no dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. É importante estarmos todos reunidos no mesmo lugar. O mundo está trabalhando para nos afastar, porque essa é uma obra do inimigo e Deus está com. Vai precisar de muito poder do Espírito Santo para nos alegrar juntos, porque tem coisa demais nos sugando.

Fazer o quê? Eu tenho. Até agora. Oh, Senhor, perdoa, que ele não sabe o que fala. Perdoe o meu companheiro, Jesus. O Senhor salva! Não pode? Não é que não pode, queridos. Precisão não é que não pode. A Bíblia diz que o que a gente semear, vamos colher. Então, como está a minha vida hoje? Se eu estou buscando ser cheio do Espírito Santo, entendo que é uma promessa. Isso vai acontecer.

Se eu alimento a minha carne, estou buscando outras coisas, me embriagando com coisas desse mundo, vou colher coisas desse mundo. Então, a perspectiva este ano é que quem corresponder à voz do Espírito vai colher os frutos. Quem não corresponder à voz do Espírito, não vai colher os frutos da voz do Espírito.

E aí não dá pra gente ficar mais brigando: "Ah, o fulano corresponde, o povo não quer nada." Quero dizer o quê? Eu tomei uma decisão. Queridos, vocês querem ficar com as lentilhas? Fiquem com as lentilhas. Eu vou pegar as bênçãos.

Por quê? Porque a gente precisa crer na relação que temos com Deus, de filhos de Pai, e dessa presença do Espírito com propósito, um chamado, uma vocação que nós temos. E não o peso de uma religião, de uma carga da igreja, que o pastor vai brigar, que é o que... Se eu não der o dízimo, o devorador vai pegar.

Devorador está com depressão. Gasta tanto com quem chega. Quanto já gastou? Nem ele está conseguindo passar a mão nos dias maus.

Então, irmãos, ao preço de Jesus, estavam no mesmo lugar. De repente, posso confessar para vocês? Eu estava orando a Deus. A hora que eu li "de repente", assim, cala minha boca, cala tudo e vem, faz. Jesus, vem! Veio do céu um som como um vento impetuoso.

Por que Jesus usa a figura de vento? Primeiro, poder. Segundo, o vento é livre. Ninguém controla o vento. Até hoje.

As pessoas podem até criar mecanismos para se defender do vento. Mas ninguém controla o vento. Ninguém controla o Espírito Santo. Ele é Deus e Ele vem como o vento impetuoso, porque Ele vem com o ímpeto Dele e com poder. Onde Ele chega, Ele enche. Então Ele enche todas as coisas. Ninguém pode resistir. O Espírito sopra onde quer.

Jesus falou: Ele sopra onde quer. Ele vai onde quer. Ele não pode ser controlado. Então, você não pode ser controlado, porque Ele não vem e joga tudo e resolve tudo logo de uma vez. Ele nos quer participantes conscientes. Nos ama e está... Eu acho que Ele está usando uma paciência fora do normal. Mas não é porque nós o controlamos. É porque Ele tem um plano e nos quer dentro desse plano.

Mas vai chegar um ponto em que Ele vem e Ele não pode ser controlado. Ele não pode ser resistido. Ele não pode ser administrado.

Entende? Olha o tamanho desse poder! E Ele veio como? E apareceu. E encheu toda a casa.

Nós temos, às vezes, a mania de manipular assim. Às vezes, estamos numa reunião dessas. Às vezes, Deus pega um, às vezes Deus não pega outro. Aí uns recebem, outros não recebem. É assim mesmo? Não, não é. A partir de que eu comecei esse texto, não aceito isso, porque aqui diz que todos foram cheios.

O alvo é que todos sejam alcançados. O alvo é que todos que estejam presentes saiam com aquilo que o Espírito Santo quer ministrar. Não dá para entrar numa reunião e sair sem nada acontecer. O alvo é que todos recebam. O alvo é que todos sejam cheios. O alvo é que todos, de alguma forma, sejam tocados. E nós vemos que aqui em Atos era isso que aconteceu.

E apareceram distribuídas entre eles línguas sobre cada um deles. Há um movimento coletivo, mas há um derramar individual sobre cada um.

O Espírito Santo tem algo para nós, como igreja, para mudar essa história, para que Deus seja glorificado e a gente vá para o mundo buscar aquelas ovelhas que ainda não foram alcançadas. Mas há uma porção para cada um de vocês aqui. Estou vendo que desde o Pedro, que é o mais novo aqui no meio do povo, até o Zé Maria, o Leonardo... Tem uma porção para cada um!

E às vezes a nossa expectativa atrapalha. Às vezes, nossos conceitos atrapalham. Às vezes, experiências passadas atrapalham. Às vezes, ansiedades com o futuro atrapalham. Nada pode impedir o Espírito Santo.

O que nos cabe é crer. E aquilo que às vezes o segura é porque Ele está querendo te envolver para que você chegue.

E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, à medida que cada um dizia. Eu creio que é isso que o Senhor tem.

Porque Atos 1, quando fala "recebereis poder", fala para todos. E quando fala de receber o Espírito Santo, está falando de receber poder. Hoje nós cantamos: Pentecostal poder, poder.

Poder para quê? Poder para vencer o medo. Nós vemos que esses discípulos estavam trancados lá no capítulo de João, versículo 19. Eles estavam trancados dentro do cenáculo, com medo de Jesus, com medo dos judeus, com medo de morrer.

Quantos crentes hoje estão vivendo uma ansiedade? Estamos doentes. Estamos tensos. Com medo. Medo de enfermidade, medo das coisas não darem certo, medo de não ter dinheiro, medo de não dar conta de pagar as contas, medo de relacionamentos.

Eu vi gente até com medo de ter um relacionamento restaurado porque estava ferido. "E se Deus fizer a obra e eu tiver que me reconciliar com minha esposa? Então eu não quero!" Que doideira!

Tenha medo, não! Mas a gente está aqui, não é? Isso é sério, porque é a natureza caída dominando. E o espírito precisa de poder para isso.

E é uma promessa de Deus que esse poder está derramado. Ele não vai. Se Ele está derramado no nosso meio, todos vão virar a chave. Só precisamos que o Espírito Santo saia da posição de "alguém presente" e nós no domínio, e Ele se torne o regente e nós, obedientes.

Parece simples, mas está muito difícil. É só desapertar o parafuso, mas ele está enferrujado. Está travado? A ferramenta não está certa?

Então é o Espírito de poder! Poder para que a gente realmente vença o pecado. Poder para que a gente vença a carne. Poder para que a gente vença vícios. Poder para que a gente vença o medo, a ansiedade.

Paulo nos diz isso: O Espírito Santo é espírito de poder. Não existe cristianismo sem poder. Não deveria haver um crente sem poder!

Agora, não é poder aparente aí fora, para exaltar pessoas ou fazer só sinais e milagres. É poder para andar na vontade de Deus. Poder para dizer não para o pecado. Poder para ser livre para viver o evangelho e a comunhão com Deus.

Não existe. O próprio Jesus Cristo, que era homem perfeito, foi batizado e não abriu mão desse poder. Paulo, em 1 Coríntios, capítulo 2, versículo 4, diz: "Olha a minha linguagem, a minha pregação." Olha aqui um problema dos dias de hoje, que não consistem em palavras persuasivas de sabedoria. O problema que a gente arruma, vou confessar o pecado que a gente sofre durante a semana. Eu fico estudando um monte de coisa e a gente quer trazer uma palavra bem elaborada. A confissão de pecado, ser curado para vocês pararem de comer o que me dá um mas não foi palavra persuasiva de sabedoria. E hoje está complicado porque as pessoas vão para a internet, cada um tem uma doutrina, tem 500 mil, e aí ficam ouvindo coisas.

Quando você vai falar, você tem que convencer a pessoa. Não acho que nós estamos virando a chave, mas em demonstração do espírito de poder. Então, Deus me ajude a parar de querer convencer os irmãos quando estou pregando e derramar poder lá.

Ainda não é só o poder de sapatear e coisas externas, é algo de dentro para fora. 1 Coríntios 4:20 diz: "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder." Em 2 Timóteo, João fala, Paulo fala para Timóteo: "Por esta razão, irmãos, para essa ação que Paulo está falando para vocês. Por essa razão, eu me lembro de que Deus pede o dom de Deus."

Cada um tem um dom. Se você falar que não tem, está dizendo que Deus está mentindo. Então, eu preciso buscar o dom de Deus que há em ti pela imposição das mãos, porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

E esse poder não é das nossas capacidades naturais, mas do Espírito Santo. Atos 1:8 diz: "Você vai receber poder para ser... o quê?" Sabe qual é a palavra no original? "Martyria", que é uma arte. Tão alguém, mas tirar alguém. O que é que está pronto para aqui morrer? Tem gente morrendo pelo comunismo, tem gente morrendo pelo islamismo.

E nós, que somos os únicos que podíamos ter tranquilidade para morrer por uma causa, estamos com medo de morrer?

Medo de morrer na nossa natureza, nos meus conceitos. Morrer, os pensamentos. As mulheres são os bebês. Porque não morreu para o mundo? Porque eu não vou ficar capaz de depender de homem, não sei o quê. Homens não têm autoridade, porque é o que nós, acaso parcas as coisas, vamos pela Palavra. O que a Palavra diz tem poder. É o poder do Espírito Santo.

Vai colocar as nossas casas em ordem, não baseado no que eu acho, mas no que o poder do Espírito Santo vai fazer. Nós vamos orar ao Espírito Santo. Deixe de ser somente de presentes, se torne um regente, poder para morrer. Nessa época, quando Jesus fala isso, era perigoso ser cristão. O custo era alto.

Falava-se que adorava um outro rei, sendo que o rei era César, era guilhotina. Qual é o custo para nós hoje, dizendo que somos crentes na estrutura que temos? Nenhum. Mas vai chegar um tempo em que vai ser problema sermos verdadeiramente discípulos. Então, ser crente não tem custo. Ser discípulo tem custo. Não existe ser um discípulo de Jesus. Parece que estamos precisando disso.

Então irmãos, nós aqui não estamos tratando de mais uma doutrina teológica. Estamos tratando de vida, para termos uma vida de fé, uma vida saudável, forte, para termos famílias fortes, para sermos família sacerdotal, para levantarmos sacerdotes, para termos uma comunhão com a Palavra, para resgatar o que precisamos. Nossa natureza precisa sair da regência e o Espírito Santo precisa se tornar um regente.

Nossa natureza dura precisa se submeter ao poder do Espírito Santo e precisamos começar a andar debaixo desse poder. Deus não vai estar manifestando muito poder em nós. Amém. Porque a gente se encanta com o mover e esquece daquilo que Ele tem para produzir.

Faz sentido? Eu creio que é para todos, que Deus está tratando a gente. Deus está fazendo algo no mundo. Deus nunca perdeu o controle, mas você está aqui hoje para concluir que é salvo, que é crente, que foi lavado e remido pelo sangue do Cordeiro, que tem seu nome escrito no Livro da Vida.

Você está cheio do Espírito Santo? Não é retórica, não precisa responder, mas preciso que você tenha uma avaliação sincera para nos colocarmos no espírito dessa manhã. Você está cheio do Espírito Santo? Ah, eu estou. Há provas, há frutos, há sinais, há evidências de que estamos cheios do Espírito Santo. Há evidências, e essas evidências aparecem mais na minha casa, nos lugares de intimidade, nas minhas relações fora, do que aqui.

Dá para enganar. Aqui tem um movimento que dá para enganar, mas muitas vezes podemos ter descargas emocionais com aparência de algo do Espírito. O Espírito Santo nos enche de dentro. Se você está cheio do Espírito Santo, vem transformação. Se estamos cheios do Espírito Santo, isso vai gerar fruto, fruto que permanece.

Isso vai ter evidências. Não é para aparecer para os outros, para glorificar a Deus, não é para aparecer para os outros, é para revelar Jesus. Não é para dizer que eu sou alguém legal, é para que o nome de Deus seja honrado e as pessoas vejam que em Jesus há salvação.

Ser cheio do Espírito Santo não é opção. É uma ordem e é uma promessa.

Como Deus prometeu? Que seremos fiéis. Ele não aceita que não sejamos cheios.

Isso é por amor que Ele diz.

Você já recebeu esse poder do Espírito? Você quer estar cheio do Espírito Santo? Ou, uma outra pergunta, você está cheio?

Fica essa pergunta para você: Qual tem sido o grande anseio da sua alma? Qual é o seu grande projeto de vida? Onde você tem lançado suas esperanças, o seu coração? Onde você tem lançado seus recursos financeiros, seu tempo, a sua energia, o seu vigor? O que está enchendo sua alma?

Você quer ser cheio do Espírito Santo? Muitos que já foram e querem um renovo. Você quer ser cheio de revestimento? Às vezes, não estamos cheios, porque tem coisas que precisam ser retiradas.

Às vezes, a gente não está cheio não é porque você está todo errado. É porque, às vezes, seu coração está cheio com coisas que precisam ser retiradas, e às vezes são coisas legítimas.

São coisas legítimas, mas que não estão debaixo da regência do Espírito Santo. Aí nossa vida fica sem poder. E quando estamos debaixo das coisas do Espírito Santo, pode parecer que está errado, mas vem o poder do Espírito, e a necessidade de romper com a nossa rotina e poder. E é tanto poder que precisamos para vencer a natureza que Jesus teve que encarnar, morrer naquela cruz, ressuscitar, ser assunto aos céus, interceder por nós o tempo inteiro e derramar o Espírito Santo para que isso possa acontecer.

Mas nós temos essa promessa. Sair do peso do quilo negativo e entrar nessa busca. Uma coisa é que o Espírito está habitando em nós, é preciso mudar. E aí podemos voltar para o que Efésios diz.

Efésios 5 nos diz: "Estejam com o coração aberto."

Muitas vezes não consigo ouvir Deus, não é porque o Espírito Santo não está falando. Muitas vezes é porque o nosso coração está endurecido. Temos muitos sonhos, planos, projetos, até palavras de Deus, mas às vezes elas não se cumprem porque estamos cheios.

E sendo regidos por qualquer outra coisa que não seja o Espírito Santo.

Precisamos urgentemente clamar por esse poder. Se não estamos com uma vida cristã cheia do poder do Espírito Santo, não é por falta de poder, não é por carência do Espírito, não é por carência de poder. Talvez seja porque realmente estamos gastando muita energia e nos enchendo com muitas outras coisas que não são o Espírito Santo.

Ele fala aqui em Efésios: "Tenham cuidado com a maneira de viver." E quando Ele fala de não serem tolos, sejam sábios. Ouça o que Jesus está dizendo. Ande na presença, seja perfeito. Aproveite bem o tempo. Estamos numa guerra contra o mundo que quer nos distanciar. Deus fala para estarmos juntos, mas nos rouba tempo com coisas que não são úteis ou necessárias.

Ou com coisas legítimas para o outro, mas não para você. Porque cada um tem um chamado, e o poder do Espírito Santo vai fluir quando cada um entrar naquilo que o Espírito Santo lhe delegou. Se não estou conseguindo, nós vamos ser como igreja, vamos pegar irmãos mais maduros. Tem pastores fluindo. Não são só casos que têm dons, precisamos de dons. Senão, não vamos sair do lugar.

Amém? Podemos buscar alguma porção do Espírito Santo agora com esperança, com certeza, com fé? Isso não é só uma possibilidade, é uma promessa. Eu quero.

E eu quero agora. Não num tom de arrogância, mas dizer: Deus me alcança, me dá uma porção do Seu Espírito Santo. Me dá essa porção agora.

É isso que precisamos buscar. Eu não consigo fazer o que precisava fazer. Pare de gastar energia. Não estou dizendo que você vai ser ignorante com isso, não vai se esforçar para fazer, mas muda o foco. A minha prioridade é ser cheio do Espírito Santo. Eu preciso desse poder. Não dá para resolver mais na mente, não dá para resolver nas estratégias, porque precisamos do poder do Espírito.



Mensagem ministrada na Comunidade de Cristão Betesda na manhã de domingo em 09 de fevereiro por Juliano Sales

 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Somos uma igreja que testemunha Jesus, que anseia e usufrua da sua intimidade, que busca viver verdadeira comunhão e que aguarda com expectativa sua segunda vinda.

LOCALIZAÇÃO

(62) 98249-6230

 

Rua C-158 Nº 626 Quadra 298 Lote 16 - Jardim América, Goiânia - GO, 74255-150

 

contatocomunidadebetesda@gmail.com

CONECTE-SE CONOSCO
  • Spotify
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Todos os direitos reservados © 2020 - Comunidade Betesda. Site criado por Agência Gravidade

bottom of page