top of page

Mateus 3:1-2 - Arrependei-vos: A mensagem ecoa desde o jardim..

  • Foto do escritor: Comunidade Betesda
    Comunidade Betesda
  • há 2 dias
  • 28 min de leitura


Amém. Bom dia mais uma vez, irmãos. Bom estar aqui com vocês nesta manhã. Amém. Mesmo assentado, se você puder começar a cabeça. Nós te louvamos. Jesus, mais uma vez, Senhor, queremos te ouvir nessa manhã.

Queremos Deus ouvir o que o céu tem a nos dizer. Pai. Silencia Deus as vozes do nosso coração. Silencia Deus. As vozes externas. Os desejos. Deus que são carnais. Mas que o nosso coração deseje somente o Senhor neste momento, de maneira tal que o Senhor tenha uma liberdade de falar conosco. Deus, nós estamos sedentos. Nós somos Deus, Uma terra que precisa ser encharcada.

Nessa manhã, e só o Senhor tem essa porção. É só o Senhor que pode gerar algo em nós que nos transforma, que nos muda, que nos alcança. Pai, fala conosco em nome de Jesus. Amém. Abra sua Bíblia comigo no livro de Mateus, no capítulo três.

Evangelho de Mateus, capítulo três. Nós vamos ler dois versículos depois nós vamos ler um texto em Marcos. Bem.

Amém. Mateus três. Nós vamos ler os versículos um e dois. Diz assim A palavra do Senhor. Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia. Ele dizia Arrependam se, pois o reino dos céus está próximo. Agora abra a sua Bíblia lá em Marcos, no capítulo primeiro.

Porque a frente em Marcos, capítulo um. Vamos ler a partir do versículo um, diz assim Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus, conforme está escrito no profeta Isaías Enviarei à tua frente o meu mensageiro. Ele preparará o teu caminho. Voz do que clama no deserto Preparem o caminho para o Senhor, Façam veredas retas para Ele.

Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Amém. Irmãos. João Batista é um dos personagens da Palavra, um dos homens que a Bíblia retrata, apesar de não ter tantas informações sobre ele que se eu posso falar dessa forma, é um dos meus preferidos. João Batista Ele foi um homem que, de alguma forma, ele foi uma espécie de precursor da mensagem que Jesus ia trazer na verdade da vida de Jesus.

Então esse homem, na verdade, ele foi uma espécie de um arauto, o arauto que anunciaria aquele que viria em nome do Senhor. A Palavra de Deus diz lá no livro de Isaías uma profecia, e nós até falamos sobre ela aqui de alguma forma, em Marcos, falando que se levantaria aquele que seria como uma voz que clamaria em meio ao deserto e que pregaria uma mensagem antes daquele que viria, que seria Jesus, é João Batista.

Ele foi um homem que ele nasceu literalmente, apesar que eu creio que todos nós somos assim, mas Ele nasceu para uma missão. Desde quando aquele homem se levanta sobre a terra e os irmãos vão recordar quando a gente lê os evangelhos falando um pouco ali, de quando ele foi concebido ali por Isabel e Zacarias. A maneira como Deus trabalhou a vida daquele homem que desde o seu nascimento era um milagre.

Ele foi um homem que tinha um propósito muito bem definido. Ele tinha uma mensagem muito clara para trazer para as pessoas e de alguma forma. João Batista Ele anunciava ao mundo a mensagem que falava sobre um batismo de arrependimento e a chegada do reino dos céus. Quando a gente lê sobre João Batista nos Evangelhos, mostrando ali quando ele surge e a Palavra diz que ele apareceu em meio ao deserto, pregando a gente vê um homem que tinha de alguma forma uma força específica para, de alguma maneira, tentar trazer aquela mensagem.

Como aquele homem foi intenso naquilo que ele queria dizer. E como eu disse, a Palavra de Deus não tem tantos relatos sobre a vida dele, mas aquilo que diz dá a entender de uma maneira muito clara que ele acreditava com tudo aquilo que ele era na mensagem que ele trazia para as pessoas. João Batista Bem, provavelmente ele foi um homem muito experimentado no Senhor.

A maneira como ele se construiu até chegar no momento em exercer o ministério Dele. De alguma forma o Senhor foi formando aquele homem porque ele precisava ser da forma que Ele foi para anunciar a mensagem. Ele precisava ter de alguma forma essa intrepidez na Palavra para anunciar. E desde os dias de João Batista, essa mensagem sobre arrependimento, ela boa João Batista, se levanta como um homem muito diferente no seu tempo, e ele começa a pregar para as pessoas a necessidade de alguma maneira de elas, todas elas que ouviam aquela palavra, se arrependerem, se converterem dos seus maus caminhos e de se voltarem para o Senhor.

E é interessante porque a mensagem de João era um convite para uma mudança. E quando a gente olha para os nossos dias, olha para a sua vida. Eu olho para minha vida hoje. Como isso ainda é real, irmãos? Esse convite do Senhor de uma mensagem de arrependimento, de uma mensagem, de converter, de convergir o nosso coração para o Senhor ainda faz sentido.

Mas o que é mais interessante é que João Batista, Ele surge pregando essa mensagem. Ele vem antes da manifestação de Jesus, pregando sobre essa palavra de arrependimento, para que as pessoas olhassem para as iniquidades, para a sujeira do seu coração, se arrependessem, voltassem para Deus. Mas essa palavra de João ainda ganha mais intensidade quando Jesus se manifesta. Por quê?

Porque Jesus vem falando a mesma mensagem de João Batista abre a sua Bíblia em Mateus novamente, agora no capítulo quatro.

Esse relato do capítulo quatro, de alguma forma vem falando ali desse início do ministério de Jesus manifesto para os homens. Mateus quatro 17 Fala assim Daí em diante Jesus começou a pregar Arrependam se, pois o Reino dos céus está próximo. Olha só que interessante, Nós lemos um texto falando de João Batista que quando ele bem inicia o ministério dele, ele está falando de uma palavra de arrependimento.

E a Bíblia fala que Jesus começa a falar no ministério dele da mesma maneira que João. Arrependam se, pois o reino dos céus está próximo. E eu não sei você, mas eu fico assim, maravilhado de observar as coisas que Jesus, que a Palavra retrata, que Jesus falou quando Ele esteve na terra. Os evangelhos de alguma forma são narrativas direta da fala de Jesus.

A gente tem textos ali, apesar de serem escritos por outras pessoas, mas textos que foram falados diretamente por Jesus e eu fico pensando, irmãos, quando eu leio principalmente esses textos nos evangelhos e quando nós ouvimos algo que foi dito pelo próprio Jesus, você acha que isso é importante ou não? Jesus não ficou muitos anos como um homem na terra.

Aí a gente começa a fazer algumas analogias. Será que Jesus Ele ia falar coisas que não era importante, Sei lá. Será que ele ia perder tempo falando coisas que para aqueles que iam ouvir não seriam tão necessárias? Eu acredito que não. Eu acredito que Jesus, no tempo em que Ele esteve presente aqui, ele de alguma forma deixou aquilo que era importante para ele e que era importante para o Pai.

E se a Bíblia fala que uma das primeiras palavras do Senhor foi uma mensagem de arrependimento e de falar que o reino estava próximo, com toda certeza isso era algo importante. E Jesus, como a gente leu aqui nesse texto, ele deu ênfase na mensagem de João Batista. O ministério de Jesus foi marcado durante todo o tempo sobre uma palavra de arrependimento, sobre uma palavra para uma geração que estava ouvindo naquele tempo, mas que ouviram que viriam outras gerações, outras e outras e outras, e que também ouviriam uma palavra de arrependimento.

E isso chega a nós de alguma maneira, mas antes de chegar a nós. Olha que interessante, você não precisa abrir, mas para a gente entender a ênfase que Jesus deu nessa palavra lá em Lucas cinco 31 e 32 diz assim Versículos 31 e 32 Respondeu lhes Jesus Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.

Lá em Lucas 13 três diz assim Não, eu vos digo antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Marcos um, 14, 15, versículos 14h15 diz assim Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus e dizendo O tempo está cumprido e é chegado o reino dos céus. Arrependei vos e crede no Evangelho.

Olha só quantas passagens aqui são algumas irmãos de Jesus dando ênfase na necessidade dos homens entenderem o que era uma palavra de arrependimento, na necessidade dos homens entenderem de alguma forma que eles precisavam mudar a conduta que eles tinham. E mais interessante ainda é porque essa mensagem de alguma forma começa com João Batista. Jesus na sua manifestação, Ele vem e dá ênfase em toda essa mensagem.

Mas de alguma maneira, quando Jesus conviveu com aqueles homens que seguiam Ele, Jesus impregnou essa Palavra dentro do coração deles. Foi imprimido dentro daqueles homens que essa mensagem deveria ser continuada, deveria ser falada ainda para aqueles que ouviriam ela de outros homens. Quando a gente lê la em Atos e O Livro de Atos, são de alguma forma, os atos desses homens que seguiram Jesus.

Atos três 19 20 E esse eu quero que você abra comigo. Vamos perceber aqui, irmãos, que de alguma forma aqueles homens que acompanharam Jesus, eles seguiram essa mensagem, essa mensagem que fala sobre arrependimento. O livro de Atos capítulo três.

Versículos 19h20. Aqui nós temos um contexto, irmãos, Aonde estava ali Pedro e João, ele estavam indo em direção ao tempo que acontece ali, aquela cura maravilhosa daquele homem que estava ali, a porta, e depois que aquele homem é curado eles entram para o templo e de alguma maneira ali Pedro começa a pregar a mensagem de Jesus para aqueles homens que estavam ali.

E olha que interessante, Ele diz assim o versículo 19. Mas Pedro e João responderam Julguem os senhores mesmos, se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus, pois não podemos deixar de falar do que vimos e do que o irmão disse. Eu estou lendo quatro.

Está diferente três. Desculpa três. 19. Arrependam se, pois, e voltem se para Deus para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e Ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado Jesus. Olha que interessante que eles estavam ali de alguma forma obedecendo ao Senhor, porque eles continuavam a missão que Jesus tinha deixado para eles.

E quando aqueles homens tinham a oportunidade de falar sobre a Palavra de Jesus, o que estava na boca deles? O que de alguma forma eles pregavam? A mesma mensagem que João trouxe, a mesma mensagem que Jesus trouxe falando sobre arrependimento, falando sobre a necessidade daqueles homens entenderem que precisaria haver mudança. E todos esses textos que nós lemos falando de João, de Jesus, dos apóstolos, todos eles, quando nós olhamos no original, essa palavra arrependimento mata, não é eu?

E quando a gente vai entender o que ela significa? No grego metanoia é mudar os seus pensamentos, mudar as suas opiniões, mudar a sua mentalidade. Então se arrepender. Irmão, não é só você olhar para algo que você fez de errado, é não querer fazer aquilo mais. Arrependimento é você mudar a sua mentalidade a respeito de alguma coisa. Porque muitas vezes, irmãos, quando nós cometemos pecado, quando nós erramos, nós nos arrependemos daquilo que a gente fez.

Nossa, eu não devia ter feito aquilo, eu não devia ter falado aquilo, eu não devia ter agido daquela forma. O nosso arrependimento. Ele é restrito a ação que nós tomamos, Mas isso não é arrependimento. Muitas vezes o nosso arrependimento, ele está mascarado, mais é um remorso de ter feito alguma coisa que não deveria ter sido feita, Porque de fato, arrependimento, Porque arrependimento não fala só sobre essa situação, mas fala sobre você tentar entender que essa mente precisa ser transformada.

Eu fiz algo errado, mas não é aquilo que eu fiz e o que está por trás daquilo que eu fiz. Porque a mente continua corrompida por mais que você se arrependa da ação física, muitas vezes nós continuamos com essa mente cauterizada de pecado. Então isso não é se arrepender. E nós vamos seguindo uma vida com Deus, mascarados nesses falsos arrependimentos ao longo das nossas vidas, porque nós estamos nos arrependendo de coisas más, não querendo uma mente que seja transformada, uma mente que seja convertida e essa mensagem de arrependimento.

Irmãos, que foi falada por todos esses homens? Desde quando João traz ela de alguma forma para o mundo? Ela chega a nós? Ela chega aos nossos dias porque ainda há uma necessidade de arrependimento, porque não era uma palavra só para aqueles que ouviram de João, de Jesus e dos apóstolos, mas é uma palavra que nos alcança, porque eu e você ainda temos um coração pervertido, um coração pecador, um coração que não anseia essa mudança de comportamento, um coração que não anseia essa conversão de mentalidade.

Nós ainda estamos presos nisso. Mas desse modo, como foi falado naquele tempo, Jesus faz um convite para mim e para você, para nós ouvirmos as Escrituras, tentarmos entender aquilo que está sendo dito, mas converter o nosso coração aí, olhar para a sua vida, irmão, não é eu dizendo para você, mas é você olhando para dentro de si, eu olhando para dentro de mim e entendendo.

Eu preciso de arrependimento. E é terrível porque eu não sei. Você, mas quantas vezes a gente vem para para nossa reunião, seja no domingo ou em outra reunião da comunidade, enfim, a casa de Obede. E às vezes nós ouvimos uma palavra e a gente pensa assim, mesmo que sem querer, sem querer, querendo. Nossa, fulano devia estar aqui. Essa palavra era para ir.

E na verdade a palavra é para nós. Nós precisamos de arrependimento. Irmãos.

Somos nós que estamos sentados aqui. Às vezes a gente olha para aqueles que não alcançaram Jesus ainda, para as pessoas, para aqueles que de alguma forma não vivem a fé. E a gente lê um texto como esse, fala assim Nossa, realmente o mundo está precisando se arrepender. Ai, quanto pecado! Quantas pessoas ainda não conhecem Jesus? Tem muita gente fazendo coisa errada que precisa arrepender.

Irmãos, essa mensagem é para nós. Somos nós que estamos diante de Jesus todos os dias, aqui sentado nos bancos, nos reunindo como o Corpo de Cristo, que precisamos ter um coração convertido a Jesus. Nós somos aqueles que estamos aqui talvez há anos e não temos um coração arrependido que vivemos o remorso do Evangelho, não o arrependimento que vivemos.

Essa falsa tentativa de mudança. E nesse texto de Atos irmãos Pedro, de alguma forma ele deixa muito claro a simplicidade e a profundidade, porque é esse caminho de servir o Senhor. É simples, mas ao mesmo tempo é muito profundo uma vida em que nós nos constranger mos pelos pecados que nós cometemos. E como eu disse, não remorso, mas arrependimento.

Nós precisamos ouvir, irmãos, esse chamado de Jesus ao arrependimento todos os dias. Não é porque você em algum momento da sua vida quis ser aceito. Eu não gosto de falar aqui. Nós aceitamos Jesus, mas Ele nos aceitou. Então não é porque você em algum momento foi aceito por Jesus que está tudo bem. É para lhe a vida de arrependimento é uma vida constante no Senhor, porque enquanto você viver aqui na terra, você vai pecar, você vai errar, pois você pode até ainda não ter errado, mas até esse dia acabar você vai errar muitas vezes e eu também.

Por isso que esse chamado ao arrependimento fala de uma vida de continuidade no Senhor. Porque nós entramos num lugar, como eu disse, em que achamos que que está tudo bem, que de alguma forma você já não faz aquilo que você fazia antes de conhecer Jesus. E parece que o arrependimento é instantâneo. É necessário só uma vez? Não, Mas eu já me arrependi dos meus pecados, Mas eu já sigo uma vida com Jesus.

Mas não é sobre isso que a Palavra está falando. Não é sobre isso que as Escrituras estão tentando de alguma forma trazer para nós. Mas é essa vida que volta se para o Senhor. É essa mensagem de arrependimento. Irmãos, ela não começa em João Batista, apesar de estar escrito claramente que ele é aquele que se levantou falando sobre uma mensagem de arrependimento.

Mas essa mensagem, irmãos, ela vem ecoando desde o jardim, a pessoa Bíblia comigo lá em Mateus. Vamos entender o que isso quer dizer. Mateus no capítulo três.

Mateus Não irmãos, Gênesis, onde eu estou com as referências todas? Gênesis também muitos textos. Perdoa, irmãos. Gênesis três. Nós vamos ler alguns versículos que de alguma forma vai esclarecer para nós como essa palavra. Ela vem desde a criação e ela alcança e ela vai até o fim. Gênesis três nós vamos ler do um ao nove que diz assim Ora, a serpente era mais astuta do que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito.

E esta disse à mulher É assim que Deus diz Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher a serpente do fruto das árvores do jardim Comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher Certamente não morrereis, porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para comer, agradável aos olhos, a árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais, e ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia.

E esconderam se Adão e a sua mulher da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse Onde estás? Nós temos aqui um cenário muito conhecido que retrata o momento da queda, o momento em que, de alguma forma, Adão e Eva foram corrompidos pelo pecado. O jardim, o momento que retrata a entrada do pecado na humanidade.

Mas é interessante que nós conseguimos, além dessas informações, extrair outras que são, que chamam a nossa atenção. Esse texto que nós lemos a partir do momento em que começa a fala de Jesus, de Jesus no perdão do Senhor com Adão, nós temos ali, irmãos, um diálogo um tanto quanto constrangedor. Você imagina só o homem, a figura do homem ali representada por Adão e Eva?

Eles tinham acabado de cometer um pecado. Uma desobedeceu a uma ordem direta do Senhor, e de alguma forma, o Senhor, passeando em meio ao jardim, vem ao encontro deles e começa um diálogo que com certeza para Adão e Eva não era nada confortável.

E esse diálogo constrangedor, ele é marcado por uma pergunta que Deus faz para o homem. O Senhor vira para Adão e pergunta Onde você está? Claro que o Senhor sabia onde Adão de fato estava, mas essa pergunta ecoou no coração de Adão e Eva quando eles estavam submersos em meio ao pecado. Eles tinham acabado de se corromperem, de desobedecerem ao Senhor.

E nesse momento o Senhor vem e pergunta Onde vocês estão? Não é onde você está? Mas olha que interessante, Deus tomou a iniciativa de ir até o homem. Não foi Adão e Eva que pecaram e correram? Vamos então procurar O Senhor precisa falar com ele. Gente, Não, o Senhor diz a palavra que foi em direção o homem, foi até onde o homem estava.

Então essa narrativa usa essa história. Ela evidencia que Deus estava dando. Quando o Senhor pergunta para Adão Onde você está? Deus deu a chance para aquele homem transgressor ter a oportunidade de confessar aquilo que ele havia feito de errado. Essa pergunta que Deus de alguma forma faz para Adão, dando a oportunidade para ele se arrepender, nos lembra de um texto Não precisa abrir, está lá em primeiro João um nove, que diz assim Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Irmãos, o Senhor foi até o homem dando a oportunidade para que ele. Quando o Senhor perguntar onde você está dando a oportunidade para que ele se arrependesse? Olha, um outro texto vira uma folha em Gênesis quatro.

Vamos ler mais um texto de Gênesis quatro do mal nove. E conheceu Adão e Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse Alcancei do Senhor um homem, e deu à luz mais a seu filho Abel. E Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo dos dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E atentou o Senhor para Abel e para sua fé, mas para cair para sua oferta, não atentou. Irou se Caim fortemente e descaiu lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim Por que tiraste e porque te descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito.

E se não fizeres bem, o pecado jaz à sua porta e sobre ti será o teu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com seu irmão Abel. E sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim Onde está o teu irmão? Aqui, irmãos, nós temos um pouco a frente da história de da queda do homem.

A história do primeiro homicídio da Terra num lugar marcado por desprezo, ódio e inveja. Caim tinha desprezo, ódio, inveja. Depois dessa cena pelo irmão, ele se levanta e mata o irmão dele. E mais uma vez o Senhor vira para o homem, nesse caso para Caim, e pergunta Aí, onde que está Abel, seu irmão? Mais uma vez esse Deus de amor vai em direção ao homem, dando a oportunidade, tentando trazer um resgate daquilo que ele havia feito.

O Senhor fez essa pergunta para Adão e Eva. O Senhor fez essa pergunta para cair em ambas histórias. O Senhor vai até eles perguntando O que é que você está fazendo? O que é que aconteceu? Onde você está? Onde está o seu irmão? E aí, irmãos, nós chegamos aqui. Nós a mesma pergunta de arrependimento, a tentativa de Deus de encontrar arrependimento no coração do homem lá no jardim, lá na história de Caim e Abel, ela vem para as nossas vidas.

E o Senhor nos pergunta nessa manhã O que você está fazendo? A sua vida? O que está acontecendo? Pensa só se você tiver essa oportunidade nessa manhã de sentar com o senhor do lado dele, de frente para ele e ele virar para você e falar assim Meu amado, o que você está fazendo?

Como que você permitiu a sua vida chegar nessa condição? Irmãos, o Senhor nos dá a mesma chance de nós nos arrependermos de olhar para nós e para a iniquidade do nosso coração e tentar de alguma forma sermos transformados por essa Palavra. Nós, irmãos, estamos embaraçados no Evangelho. As vazio e fraco. Nós estamos irmãos dopados pelo pecado. Nós estamos sonolentos, nós estamos letárgicos, Nós estamos adormecidos de tantos pecados que nós cometemos, e nós continuamos a nossa vida achando que está tudo bem.

Porque eu estou sentado todos os domingos, nem todos em alguns domingos nos bancos de uma igreja. Está tudo bem, irmãos, não está tudo bem, não está tudo bem. E o Senhor olha para nós nessa manhã e pergunta Até quando você vai seguir achando que esse evangelho é o evangelho? Irmão, se o evangelho não é marcado por uma palavra de arrependimento na sua e na minha vida, isso não é evangelho.

Nós estamos confortáveis demais dentro das igrejas porque temos a oportunidade de ouvir alguém falar das Escrituras, porque nós ouvimos alguém cantar alguma canção e mesmo assim nós não damos atenção para a Palavra. Nós não cantamos as canções e ainda achamos que está tudo bem. Seguimos vivendo uma vida falsa com o Senhor, marcada por pecados, marcado por iniquidades, e seguimos achando que está tudo bem.

Irmãos, não está tudo bem, É algum momento isso vai ser cobrado de mim e de você. Se nós não convertemos os nossos corações, se nós não nos arrependermos, nós não temos um destino além do inferno. Nós não temos um destino além de estarmos longe de Jesus. E era isso que João Batista pregava, era isso que Jesus pregava e mesmo assim, ouvindo a Palavra, tendo acesso a ela, nós não mudamos os nossos corações, nós não nos convertemos.

Nós estamos adormecidos pelo pecado que nos dopou e tem nos dopado todos os dias. E tá tudo bem. Sabe o que é o terrível irmão? Nós estamos, como diz a Palavra, como aqueles que estavam nos dias de Noé. Nós estamos casando, dando em casamento. Nós estamos preocupados com trabalho, com dinheiro, com família, com finanças, com esse mundo. Mas nós não olhamos para Jesus.

Nós nos esquecemos do que é evangelho, é evangelho, é arrependimento, Evangelho é mudança de vida, é evangelho, é olhar para o Senhor, é entender que custou a cruz você estar aqui é ter acesso a Deus. Custou a dor do filho que não tinha pecado e morreu para que nós mudássemos. Se isso não dói no nosso coração, você está anestesiado pelo pecado.

Se você olha para a cruz e não te pode achar que Jesus morreu ali um dia, por você e por mim, você está anestesiado, só quer estar anestesiado. E quando alguém pega, você não sente. Sabe aquela doença de São Miguel que você toca ali e a pessoa não sente? Nós estamos doentes, irmãos, porque o Evangelho não nos causa nada?

Porque o Senhor nos dá oportunidade, dia após dia, de ter um encontro saudável com Ele. Nós não queremos. Você não vai para a oração porque você não quer, porque oportunidade você tem, Você não ora, você não lê a Bíblia, você não jejua e um dia o Senhor vai olhar para você e para mim e vai dizer Você não fez porque você não quis, porque oportunidades você teve, Porque a mensagem do evangelho.

Um dia alguém falou para você e você não mudou porque você e nós seguimos esse evangelho. Nós seguimos irmãos, vivendo cultos, aonde nós nos preocupamos com coisas insignificantes, nos preocupamos com a música que canta, com a pessoa que vai pregar e nos preocupamos na hora que o culto começa, na hora que o culto termina. Nós nos preocupamos com coisas banais, irmãos banais, ridículas diante da grandeza do evangelho.

O que importa? Quem está aqui falando? Importa que é a mensagem do Senhor que está sendo pregada. Importa é que as Escrituras estão sendo ditas. Você e eu, nós estamos tendo acesso à Palavra e é isso que importa. É isso que precisa mudar no nosso coração. Olhar para isso aqui, que não é só um livro, mas é a voz de Deus que ecoa sobre as nossas vidas que nós precisamos.

Irmãos, arrependimento é não é uma palavra como essa que vai fazer isso, mas a obra do Espírito. A obra na sua vida e na minha vida quem faz é o Espírito. Mas você tem que dar lugar. Você tem que pelo menos querer pelo menos, pelo menos querer pelo menos tentar falar Senhor, eu não estou conseguindo, mas eu sei que eu preciso.

Não está legal a minha vida, Senhor, Não está legal a conduta que eu estou tendo, Esse evangelho que eu vivi até aqui, Senhor, está raso, está fraco, está estragar, está misturado. Senhor, nós estamos misturados, irmãos. A sensação que eu tenho no meu coração é que nós somos como aqueles homens que saíram do deserto. Nós estamos saindo do Egito.

Desculpa. Nós estamos no deserto ali tentando seguir para Canaã, mas ao invés de adorar o Senhor, nós estamos adorando um bezerro de ouro. Nós estamos adorando coisas, irmãos. Nós estamos adorando a necessidade do nosso coração de alcançar algo maior nesse mundo. E aquilo que importa vai distanciando de nós, irmãos, como nós estamos distantes do Senhor. E aí a gente nas poucas vezes de lucidez que a gente tem, a gente vira para o Senhor e fala Deus, por que não tem poder?

Por que a igreja de hoje não é como em outro tempo o Senhor se manifestava? Por que não tem cura? Por que não tem milagre? Por que a gente não vive esse ambiente de. Esse ambiente profético de avivamento onde o Senhor se manifesta, mas nós não vivemos com o Senhor. Irmãos, como esperar a manifestação de um Deus que nós não seguimos?

Como esperar que o Senhor venha nos nossos cultos, esteja no nosso meio e se manifeste como um Deus de poder? Se nós não estamos seguindo esse Deus de verdade, sendo que na nossa semana de segunda a sábado a nossa vida está um caos de pecado, um caos de erros, um caos de decisões erradas. E nós chegamos aqui num domingo de manhã querendo que esse Deus se manifeste, sendo que nós nos outros momentos estamos cheios de erros, cheios de pecados, cheios de uma vida mundana.

Irmãos, a igreja está mais mundana que o próprio mundo e essa igreja sou eu e você não é. Aqueles que não estão aqui, somos nós que estamos aqui. Estamos mundanos e vazios, longe de Deus e querendo que Deus se manifeste.

Nós estamos irmãos, vivendo um retrato. Eu acho. Eu creio, na verdade. Da advertência que Deus trouxe para a igreja de Éfeso Abra sua Bíblia comigo lá em Apocalipse.

Apocalipse capítulo dois.

Apocalipse dois. Nós vamos ler os versículos 04h05. Diz assim. Aqui nós temos a fala de.

De Jesus. A igreja de Éfeso e o Senhor fala no versículo quatro Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra te, pois, donde caíste, e arrepende te, e pratica as primeiras obras. E se não brevemente, virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro. Se não te arrependeres. Aqui, irmãos, a palavra ainda é a meta.

No meu arrepende te. Ainda está sendo dito para uma igreja. Em algum momento caiu que havia e ainda há, porque isso fala sobre nós de alguma forma, A necessidade de converter essa mente, a necessidade de ter essa mente transformada como a gente falou lá no início, uma mudança de pensamento, uma mudança de opinião, uma mudança de mentalidade. E ali, nesse texto Apocalipse irmão, que eu acho que de alguma forma alcança a igreja desses dias.

Há um confronto dizendo para alguém ou um grupo de alguéns que conheciam a mensagem de Jesus, que eles se esfriaram de uma amor que em outro momento eles tiveram, em que em algum ponto eles caíram.

Nós. Não sei há quanto tempo você conhece a mensagem e segue o Senhor, mas eu queria que você pensasse em quão permissivo seu evangelho se tornou desde quando você conheceu o Senhor. E, infelizmente. Ao longo da nossa caminhada, às vezes nós vamos nos tornando permissivos com muitas coisas que não são a vontade do Senhor. Um dia nós somos marcados pelo conhecimento de um evangelho verdadeiro, e a medida que nós vamos vivendo o tempo, esse evangelho vai sendo bombardeado pelo diabo e vai continuar assim.

Mas o que eu estou querendo dizer é que. De que maneira o seu evangelho se tornou corrompido? Aonde foi que você deixou de ter um temor em excelência pelo Senhor? O que outrora você enxergava como algo que de fato as Escrituras deixavam claro para você que era errado? E hoje você falou Não, está tudo bem, Nós nos tornamos permissivos, irmãos, nós estamos numa evangelho de misturas.

Nós não estamos bem esclarecidos.

Então estava conversando com uma prima minha. Ela estava na casa da minha mãe, lá de Anápolis, e ela me contando uma experiência que ela teve com o senhor, falou com ela através de um sonho. E ali a gente estava falando a respeito exatamente disso, de como nós estamos misturados. Não existe entre nós mais uma sã doutrina. Nós estamos sendo levados por.

Por isso que a Palavra diz que é um vento de outras misturas. E o terrível é que nós vamos incorporando isso e achando que o evangelho ele pode ser amoldado com as nossas vontades, amoldado nas nossas necessidades. Nós queremos um evangelho de conveniências. Você está aqui quando está. Você faz as coisas para o Senhor. Se der, você ora quando é possível, você lê a Bíblia quando tem vontade.

Jejum deixa quieto. E a gente vai moldando essa vida. E é tentando achar que tá tudo bem, tentando equilibrar, Não, Mas o senhor sabe. Deus me entende. Deus não entende, Ele não entende não, Deus entende. Eu Eu sou uma pessoa muito atarefada, eu sou uma pessoa muito corrida, eu tenho muitos afazeres, irmãos. Isso não é justificativa para o Senhor.

E eu creio que Deus, Ele nos chamou aqui nessa manhã para que eu e você nós ouvíssemos Ele, nós de alguma forma possamos ouvir Ele dizendo Olha para sua vida hoje e arrependa. Olha para sua casa hoje e arrepie. E como eu disse, arrepender é mudar a mentalidade.

E olha só que coisa mais curiosa eu posso falar.

Você fechou sua Bíblia? Volta lá em Apocalipse nós lemos ali um retrato de Jesus falando para uma igreja que caiu da necessidade de arrependimento. Mas quando a gente lê o versículo sete, isso aqui para mim saltou aos meus olhos. Olha só que está escrito Apocalipse dois sete no mesmo texto em que o Senhor está falando para uma igreja se arrepender, Diz assim Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas Ao que vencer, dar lhe ei a comer da árvore da vida.

Está no paraíso de Deus. Irmãos, a mensagem de arrependimento ela brota nas Escrituras do início ao fim. Nós olhamos para Gênesis lá no homem e observamos um Deus de amor indo em direção aquele que precisava de arrependimento, de uma mensagem de mudança, uma vida que transformasse ele. E quando a gente olha para essa igreja que está sendo dita por Jesus, que deve se arrepender, olha a promessa que é dada para ela comer da árvore lá do jardim.

A árvore da vida. Uma vida de arrependimento, irmãos, restaura a nossa relação com o Senhor.

Aquilo que foi corrompido lá no início para essa igreja que se arrepende, Nós voltamos naquele lugar e temos acesso ao conselho. Nós voltamos àquele lugar e temos acesso a Jesus. Então fica claro observar que Jesus está a Palavra do Senhor em toda a Escritura do inicio ao fim, fala ao homem para uma vida de mudança. Irmãos, nós estamos tendo a oportunidade de mudar mais uma vez.

E de fato a gente não sabe se essa é a última oportunidade. Não quero ser aparentar pessimista, exagerado, sei lá qual palavra que poderia definir, mas é real, irmãos, essa pode ser a nossa última mudança, a nossa última oportunidade de mudança. Nós ainda somos seres carnais, nós ainda temos um corpo terreno e esse corpo de fato vai morrer em algum momento.

Nós não somos eternos nessa porção carnal.

E o Senhor nos chama a olhar para tudo isso que foi dito aqui nessa manhã, e nós nos voltarmos para Jesus de verdade, para que nós possamos em algum momento, comer desse fruto, dessa árvore da vida, restaurar a nossa relação com Jesus e ter acesso a uma vida de fato com Ele. Então, meu irmão olha para sua vida nessa manhã, olha para as condutas que você tem vivido com o Senhor e vê se há em você.

Permita com que o Espírito Santo sonde o seu coração para que você enxergue onde você precisa de mudança. Não é alguém no altar ou fora dele que vai apontar para você. É você olhando para a sua vida, olhando para Jesus e enxergando e perguntando para Ele Senhor, o que eu preciso mudar? Senhor, Onde que está fora, Senhor? Onde eu caí?

Senhor, Onde o meu evangelho deixou de ser o teu evangelho? É isso que nós precisamos nessa manhã, irmãos, O lugar.

A Jesus Nós estamos aqui.

Jesus nos alcança nessa manhã. Nós pedimos Tem misericórdia de nós.

Tem misericórdia, Senhor, da tua Igreja.

Tem misericórdia, Senhor, dessa conduta que nós estamos seguindo.

Tem misericórdia, Jesus. Dessas misturas estão no nosso meio.

Tem misericórdia, Jesus, nessa lama de pecado que nos cerca. Pai.

Senhor, nós precisamos ser acordados.

Nós precisamos ser acordados nessa manhã. Jesus, e só o Senhor pode fazer isso.

Quem, além do Senhor, pode nos alcançar?

Quem, além do Senhor, pode nos transformar? Deus, nós não queremos perecer, Pai.

Nós não queremos perecer, Senhor, Nós não queremos.

Seguir nessa vida? Sim, Senhor.

Jesus. O Evangelho fala sobre arrependimento. A sua mensagem foi uma mensagem de arrependimento.

Essa foi a essência do evangelho. Essa é a base do evangelho. Homens que reconhecem os seus pecados e voltam se para Deus.

Jesus nos acha aqui nessa manhã.

Nos acha aqui nessa manhã. Jesus.

Nós precisamos encontrar esse lugar, Senhor.

Nós nos voltamos para o Senhor Aqui.

Senhor, eu sei que nós ainda vamos continuar vivendo nesse mundo por algum tempo, mas que esse mundo não domine Deus. As intenções do nosso coração. E os desejos naturais, Deus não sejam a nossa prioridade. Eu sei que é difícil, o Senhor, mas não permita que isso aconteça no doce. Que haja que Deus é uma Igreja que te tem como primazia, que olha para Jesus antes de olhar para as necessidades naturais, que olha para Jesus, antes de olhar para os sonhos do coração de Deus.

Não há vida sem o Senhor, não há sentido nas coisas que fazemos longe de ti. Jesus é o mais sentido Deus em trabalhar, em ter família, em conquistar coisas naturais, Se isso não é para a glória do seu nome. Jesus, nós nos perdemos. Nós somos Deus. O retrato dessa igreja que caiu e que não enxerga isso, que não enxerga Deus que está longe de ti, tem misericórdia de nós.

Senhor. Nosso coração se corrompeu. Jesus, nosso coração se encheu desse mundo. Pai, tem misericórdia de nós. Essas coisas são legítimas, irmãos, mas não são primazia. Aquilo que você busca é importante, mas não é prioridade. Coloque as coisas no lugar. Estabeleça aquilo que é prioridade da sua vida. Coloque Jesus em primeiro lugar. Se importe mais com Ele, se importe mais com aquilo que Ele tem a te dizer do que aquilo que você tem a dizer para Ele.

Senhor, nós queremos te ouvir. Nós queremos nos calar, Deus calar o nosso coração, calar os nossos pedidos, as nossas vontades, calar Deus, aquilo que nós enxergamos como necessidades e ouvir aquilo que o Senhor tem a dizer. E o Senhor tem muito a nos dizer nesses últimos dias. O Senhor tem muito a dizer para a Igreja nesse tempo em que nós vivemos.

Nós só não ouvimos porque não nos calamos. Mas nós queremos nos calar diante do Senhor, rasgar as nossas listas de pedidos Pai, e ouvir aquilo que o Senhor tem a nos dizer. E isso é a primazia da Palavra, Isso é a primazia do Evangelho. Ouvir a voz do Senhor.

Ouvir Deus as intenções do coração de Deus ecoando sobre nós desperta nos Jesus! Acorda nos. Jesus desperta nos. Jesus acorda nos, Jesus desperta nos. Jesus acorda todos nós queremos acordar desse sono profundo. Nós queremos acordar Deus dessa sonolência a Deus. Nós queremos despertar Deus. Por que o mundo dorme? Quanto o Senhor tem feito? Acordados Jesus. Acordados. Deus, enquanto ainda há tempo, acorda nos Deus, enquanto nós ainda podemos ouvir o seu chamado, Acorda dos teus, porque nós queremos ouvir o Noivo que se aproxima por ti.

E nós queremos ser teus. Aquelas virgens que se levantam e pedem que o noivo está aqui. Deus, nós queremos azeite para as nossas lamparinas. Permita nos Deus estar atentos, Pai, estar atentos a chegada do Noivo, porque é Senhor. A vida de arrependimento é até que o Senhor se manifeste mais uma vez, até que Cristo venha mais uma vez acordado.

Jesus acorda às nossas vidas, acorda sua Igreja, Acorda Deus, a porção da Noiva que está aqui nessa manhã. Nós queremos ouvir a chegada do noivo. A Palavra diz que aqueles que são filhos da luz saberão. Nós somos aqueles que estão acordados. Não seremos aqueles que dormem, seremos aqueles que serão chamados filhos da luz e verão a chegada do Senhor.

Entenderam os dias? Entenderam? Usar acontecimentos e esperaram o Senhor. Alertas prudentes, Deus, atentos ao Senhor.

Nos acorda, Deus, porque existem outros que dormem e nós precisamos despertá los, porque existem outros irmãos. Deus ao nosso lado, que estão sonolentos. Senhor, nós precisamos estar atentos uns aos outros. Pai acorda nessa manhã, acorda nos enquanto ainda há tempo. Desperta Deus o coração dessa Igreja que aqui está, dessa porção dos teus que aqui estão. O Senhor desperta nos que essa canção que o diabo tem tocado, Deus se distancie dos nossos ouvidos.

Nós não dormiremos mais, nós não dormiremos mais. Essa canção de ninar, Senhor, vai ser encerrada no nosso meio. Nós acordaremos, nós levantaremos desse sábado profundo, Nós ouviremos o Senhor nos chamar pelo nosso nome. Irmãos, o Senhor nos chamará pelo nosso nome. Quando você ouvir levantar E responde Senhor, eu estou aqui. O que que o Senhor quer de mim?

Levantado Jesus levanta essa geração. Pai.

Que seja como Samuel, que foi chamado na madrugada, ouviu a voz e se atentou a ela quando soube que era o Senhor. Irmãos, a voz que nos chama é o Senhor. Que essa palavra de hoje seja como a instrução de Eli para Samuel Quando você ouvir a voz, diga Senhor, eis me aqui, fala que eu estou te escutando.

Quando você ouvir a voz, fala para o Senhor Deus, eu estou aqui. Pode falar.

Nós somos essa geração profética, Irmãos, nós temos uma missão a cumprir ainda nesses dias. Existe um evangelho que precisa ser proclamado e através de nós desperta nos. Desperta nos dias, desperta Jesus. Voltando ao início de tudo, encontramos um antigo Senhor.

Quero rever meus conceitos, valores. Eu quero. Construir.

Ingressar no caminho. Rever as primeiras sombras. Senhor.

É o minha Arrepender. O Senhor. Me arrependo. Senhor, Me arrependo. Senhor, Eu quero voltar ao primeiro amor, ao primeiro amor. Eu quero voltar a Deus. Deus, eu quero voltar ao primeiro amor, ao primeiro ir o amor. Eu quero voltar a.

Quero voltar ao início de tudo e encontrar me contigo, Senhor.

Quero rever meus conceitos, valores. Eu quero. Quero reconstruir.

Vou regressar ao caminho. Rever as primeiras obras. Senhor.

Eu me referindo ao Senhor. Me arrependo. Senhor, me arrependo. Senhor.

Eu quero voltar.

Eu quero voltar ao primeiro amor. A primeira é o amor. Eu quero voltar a.

Senhor, os nossos corações. Nossa mãe.

Nós nos arrependemos. Sei das nossas busca nessa manhã.

Nós nos arrependemos. Deus do nosso. Evangelho.

Perdoa nos, Senhor. Essa mensagem encontra os nossos corações. Tem misericórdia de nós. Obrigado pela oportunidade de te ouvir. Senhor, e ainda poder olhar para trás. E voltar onde caímos Deus e reconstruir.

Encontra Deus, a minha vida e a vida dos meus irmãos aqui nessa manhã.

Para que sejamos impactados pela Tua presença.

Ai, irmão, fala para o Senhor. Só você sabe que é necessário dizer Ai! Ele escute de você ainda nessa manhã.

As mazelas da sua vida, seu coração.

Aquilo que não está em acordo. A vontade dele para você se. Jesus, Nós oramos uns pelos outros nessa manhã.

Alcançamos o Pai. Alcançamos Deus como igreja. Nós queremos ministrar Deus, esse som do céu sobre a vida uns dos outros. Que esse shofar possa tocar Deus nos ouvidos da igreja nessa manhã nós ouviremos Deus, o rugido do leão. Nós ouviremos Deus, o chamado daquele que vem em nome do Senhor, nós ouviremos. Nós profetizamos Deus a vida uns dos outros.

Nessa manhã. Que essa igreja escute o Senhor, que essa igreja escute o noivo, que essa igreja escute o som do céu, que essa igreja escute aquilo que o Senhor tem a dizer, desperta nos Deus e que nós possamos agir como um corpo saudável. Que nós possamos agir Deus para a vida uns dos outros, nos mantendo de pé, Senhor, nos mantendo acordados diante da Tua presença.

Obrigado Jesus! Obrigado Jesus, Teu nome seja glorificado. Pai. Mensagem ministrada na Comunidade de Cristão Betesda na manhã de domingo de 18 de maio de 2025 por Alehandro Henrique

 
 
 

Comments


SOBRE NÓS

Somos uma igreja que testemunha Jesus, que anseia e usufrua da sua intimidade, que busca viver verdadeira comunhão e que aguarda com expectativa sua segunda vinda.

LOCALIZAÇÃO

(62) 98249-6230

 

R. C-119, 326 - Jardim America, Goiânia - GO | CEP: 74255-370

 

contato@comunidadebetesda.com.br

CONECTE-SE CONOSCO
  • Spotify
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Todos os direitos reservados © 2020 - Comunidade Betesda. Site criado por Agência Gravidade

bottom of page