top of page

Romanos 8:28-30 - Imagem e Semelhança do Filho

  • Foto do escritor: Comunidade Betesda
    Comunidade Betesda
  • 15 de abr. de 2025
  • 29 min de leitura

Atualizado: 29 de abr. de 2025



Lembraram hoje de lembrar aquele texto ali nas Estou vendo uma pequena nuvem, A mãe do homem pairando sobre nós também e esses dias, revendo essa a nossa visão como a comunidade começou. Ela começou em cima de uma palavra. Que em Gênesis, sobre desentulhar ossos, hoje me deu uma alegria que eu estou vendo que Deus está querendo desentulhar poços no culto ontem, ino, ontem.

Salmon tem palavra e uns tem dons de cura e ver movimento poços sendo entulhados e a gente sair daquela perspectiva de auditório, mas de nós como família, prestar um culto a Deus vai vai sair mais. Eu creio. Enquanto Jandira orava, me veio uma palavra antes de pregação de que Deus se interessa pelas nossas famílias e nós precisamos crer e buscá-Lo, porque é o tempo de resgatar os nossos, ter uma obra para ser feitas lá fora.

Mas Deus vai honrar, buscar os nossos, os nossos filhos, Nossas crianças que estiveram aqui não estão. Há uma obra que diz Vamos buscar nossos irmãos. Muitos feridos, mas é para isso que a Igreja tem. Então precisamos crer, manter a nossa fé de que Deus vai fazer essa obra. Amém. Abra sua Bíblia comigo em Romanos no capítulo oito, Porque todo movimento que Deus nos dá, tudo o que Ele gera, todas essas experiências que nós temos, tem um meio de que ela seja sustentada e ela não seja roubada.

É tudo estar em cima do fundamento da Palavra de Deus. Tudo tem seu tempo em que essa palavra possa gerar em nós. Hoje uma sustentação para toda experiência que a gente recebeu e nós darmos andamento. Ela dar fruto. Então, Romanos oito do versículo capítulo oito, versículo 28, eu compartilhei um pouco desse texto na semana passada. Então aqueles que ouviram isso, eu repeti alguma coisa.

Tenha paciência e que o Espírito possa ministrar em. Capítulo oito, versículo 28, diz o seguinte Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo depósito. Está falando aqui daqueles que são chamados segundo o seu propósito, pois aqueles que Deus de antemão conheceu, Ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, a esses também chamou, e aos que chamou, a esses também justificou e aos que justificou, a esses também glorificou. Senhor, mais uma vez nós pedimos o zelo do Senhor e capacita nos a receber aquilo que o Senhor tem. Pai, o gadareno viu o Senhor uma vez aquela mulher do fluxo de sangue. Um toque no Senhor.

Mas aquele centurião disse uma palavra, uma palavra sua, e tudo mudou. Então nos dá essa uma palavra. Essa manhã Deus ministra em nós em nome de Jesus. Amém.

Sim. Amém. Deus me liberte da potestade que está aqui e longe. Amém. Queridos, então nós vimos muito aqui e sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. A primeira coisa que esse texto nos dá com clareza é que todas as coisas, elas são fundamentadas quando vem de Deus. No amor e não no comportamento religioso.

Ela é fundada no amor e não numa regra aqui humana que nos trava. Ela é no amor e não num Deus que parece rigoroso, que está só esperando a gente pisar na bola para dar um castigo. Vocês já ouviram isso? Deus vai pesar a mão. Parece que Deus. As vezes a gente anda naquela tensão de não errar para não perder a benção de Deus, não duas do desamor para você.

Primeiro, você não vai perder a benção de Deus, porque lá em Jesus fala que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e já o abençoou. Efésios diz que Deus já nos abençoou com toda a sorte de benção nas regiões celestes em Cristo Jesus. O problema é, às vezes nós querermos bênçãos que Deus não nos deu e buscar no lugar errado.

Porque nós ainda consideramos bênçãos as coisas e não uma pessoa. Nós consideramos benção as nossas conquistas e não a presença Dele na nossa vida. Então isso nos torna as vezes fora do chamado de Deus, Mas Deus nos amou e tudo o que é de Deus fundamenta no amor, e Ele nos chama a amá-Lo, porque Ele nos amou primeiro e quando Ele nos amou, Ele colocou em nós o Espírito Santo.

Ele nos deu o Seu amor. E Deus não nos cobra aquilo que Ele não nos nos deu. Então nós podemos amar a Deus. Nós podemos amar o irmão, porque Ele colocou o amor Dele em nós, e é com o amor Dele que nós amamos, porque nós mesmo não temos condição na mente. Nisso nós estávamos reunidos. Um irmão soltou uma expressão, brincava Eu não servia para ser pastor não, porque todo dia eu quero matar uns cinco aqui, porque eu quero matar uns dez.

E ele trabalha com motos novos. Ai você trabalha com moto, não trabalha para o crente. Seu produto é moto. Jesus não é crente, então se você quer matar assim eu quero mata dez, fica frio, porque nós as vezes estamos com aquela perspectiva de que nós somos conduzidos e temos que viver a imagem e semelhança de Jesus numa perspectiva de ter um comportamento ilibado.

E comportamento é consequência. Faça tudo direitinho, sem pisar na bola. A gente pensa logo em comportamentos morais rígidos, regras dolorosas. Não é isso que Deus está dizendo. Ele está dizendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Então, o fundamento é o amor segundo o bem. O bem dos que O amam implica em conhecê-Lo.

Não dá para nós. Amamos entender que aquilo que Deus está gerando na nossa vida é bem, sem conhecê-Lo e sem conhecer o Seu propósito. Então, essa é uma questão que nós precisamos entender e que é esse bem todos muito acelerado que eu estou pegando aqui, a coisa ali, que se bem.

Bem, não é só aquilo que me é muito bom e prazeroso. A Bíblia nos diz que Deus as coisas cooperam para o bem daqueles que foram chamados segundo o seu propósito. Existe um propósito, existe um plano. Você não é um ser aleatório. Você foi criado à imagem e semelhança de Deus pra viver sobre esse mundo. Então esse plano de Deus, Ele vai se cumprir.

E esse propósito que Deus tem para as nossas vidas. Todas as coisas vão cooperar para que eu e você nos encaixamos nesse plano, mesmo que às vezes a gente não está entendendo muito. Tem coisas que a gente vai andando na obediência, mas esse propósito de Deus, então todas as coisas cooperam para te conduzir e conduzir aqueles que amam a Deus ao cumprimento do seu chamado.

Não tem jeito de dar errado. Então, por que às vezes a gente está com tanto medo de errar que a mistura do pecado que entrou na nossa vida nos atrapalha? Então, um outro ponto que que o texto tem falado de forma muitos de nós. Lida com esse texto de forma leviana. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

São chamados. Aí, queridos, a gente age em rebeldia, a gente age fora da Palavra de Deus, A gente anda do jeito que a gente quer e da mal e fala não, mas deu mal porque Deus todas as coisas cooperam para o bem cuidado, coopera para o bem daquilo que vai nos levar a viver o propósito de Deus. Deus não vai fazer coisas que nós tomamos decisões e ouvindo Deus, rejeitando Deus, cooperar para o bem.

No fundo, assim coopera, porque Deus coloca mais tem coisa que não precisa. Fica atento não. Eu passei por isso porque coopera pelo bem. Tem coisas que eu não precisaria passar se eu me atentasse e conhecesse o plano de Deus. Então, às vezes nós temos lutas que nós passamos, que vão cooperar para aquilo que Deus nos chamou, e nós precisamos dela, porque ela vai nos amadurecer.

E tem coisas que nós não precisaremos passar. E o que nos livra disso é enxergar que nós estamos nessa terra. Não buscando somente ser salvos, que é o tempo que Ele continua. Nós estamos nessa terra porque Deus tem algo para nós. Isso é um privilégio. E às vezes nós vemos muitas pessoas usando esse termo que vem agora sobre a predestinação, só focado no aspecto da salvação Deus.

Ele é misericordioso e nos livra de todas as coisas. Mas que essa manhã Deus nos dê entendimento de um passo além para não viver na defensiva, de resolver demandas para sobreviver, mas de enxergar a nossa vocação, O chamado de Deus para nós. O princípio de Deus para nós. E tem alguns fundamentos básicos que é princípio para todo mundo.

E aí ele continuou Então Deus tem, segundo o seu propósito. Ele nos chamou, pois aquele que Deus de antemão conheceu, Ele também predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho. Todas cooperam para o bem daqueles que são chamados. Então, a primeira coisa Deus nos chamou. Deus escolheu você. Você não está aqui. Você é um cara legal, uma mulher legal, que não bebe, não fuma, não prejudica os outros, paga suas contas em dias.

E eu sou bom para te dar essa notícia, não é? A Bíblia diz que todo ser humano é mau. A nossa tendência é para o mal. É o que nos impede de não ser aquilo que a gente abomina. É a graça e a misericórdia de Deus, porque a nossa genética é a mesma. Nós somos filhos do mesmo Pai.

Chama Adão e o pecado está preso na nossa natureza e diante da pressão série mal nós não sabemos que nós somos capazes de fazer ou não é?

Então o Senhor nos chamou primeiro. Então nós estamos aqui porque Deus nos chamou, e nós temos esse privilégio de Deus nos buscar. Não é aleatório. E aqueles que Deus chamou Ele conheceu? Deus chamou porque Ele te conheceu. A nós precisamos conhecer Deus, mas Ele te conheceu. Então Ele sabe quem você é. Ele sabe as suas tendências. Ele sabe os nossos limites.

Ele sabe os nossos medos. Ele sabe as nossas. Vou usar a palavra eu sei aqui, mas ele sabe as nossas taras. Ele sabe as nossas inclinações. Mas Ele nos chamou e ele nos conheceu porque Ele tem um destino e um propósito para as nossas vidas. Entende? O não tão aleatório E essas coisas são para um bem, para vivermos aquilo que Ele nos chamou.

Mas a gente trata essas coisas como algo muito etéreo. Precisamos descobrir o nosso chamado de Deus, a vontade de Deus. Falar em sermos a imagem e semelhança de Jesus é lá em cima, e aí usar essa expressão Ele nos predestinou. Aí complica porque entra aquele caminhão de regras teológico, aí tem predestinação, tem livre arbítrio. Então a Palavra está dizendo que Deus nos predestinou, Ele nos deu um destino, a Palavra que predestinar Ele projetou, Ele predeterminou, Ele designou um propósito Deus de antemão.

E a predestinação fica mal entendida.

Porque muitas vezes, quando a gente entra nesse assunto de que você foi predestinado a um problema, esse assunto, mas eu quero sair de discutir se foi ou não foi, porque está escrito que Ele nos predestinou. Amém. Deixa dúvida. Só que a gente limita esse entendimento para uma perspectiva de salvação. Não que dizer pobre. Nós estamos aqui com a preocupação de salvação.

Todos têm certeza que estão salvos. Amém. E se você não for predestinado? Então não tem a ver com salvação, salvação, problema que está resolvido ao sangue de Cristo, a obra da cruz, o Cordeiro de Deus que foi morto, que foi imolado, o Deus maravilhoso se encarnou, veio para essa terra, Ele se fez homem e pior que morrer na cruz, Deus fica preso nesse corpo humano.

Já parou pra pensar isso? Pra mim a ideia de Deus se fazer homem é muito pior do que ele morrer naquela cruz que ele ia ressuscitar, mas hoje ele está num corpo humano. O preço foi alto, o preço foi caro, É de graça pra nós, Pra Deus custou caro. Ele deu tudo. E nós precisamos só crer no seu amor, na sua bondade, no seu plano.

Crer naquilo que Ele fez, crer na obra da cruz, crer na ressurreição. Que esse Deus vivo nos amou de tal maneira que Ele se fez carne e habitou entre nós, morreu naquela cruz, ressuscitou, está destra de Deus. Está fazendo o quê? Intercedendo por nós o tempo inteiro. Nós são trabalhoso, irmão, que Jesus está fazendo 24 horas. O que é que a Bíblia nos diz?

Intercede a destra de Deus intercedendo por nós? Que prova de amor que a gente é mais?

Então nós precisamos enxergar que esse aspecto de Salvador não sou predestinado a algo muito além do que é ficar com medo de ser salvo ou não, de ir pro céu e pro inferno.

Deus nos deu um destino, Deus nos deu um propósito, Deus nos deu um sentido pra nossa vida. O pecado entrou, bagunçou, mas Deus quer nos resgatar, Ele nos salva, Ele nos resgata, Ele colocou o Espírito Santo dentro de nós. Então tem a ver muito mais querido com algo que nós temos que viver. A partir de agora. Nós temos uma jornada pra viver em Deus.

Nós temos um caminho para ver em Deus. Nós temos uma igreja para edificar, para trabalhar, nós temos um reino pra edificar nessa terra.

Dois Ponto irmão, que nós estamos no discipulado e bom, se amavam lá. Então estou salvo, tá? Então talvez fazer mais nada. Lógico que precisa. Você foi salvo pra fazer aquilo que Deus quer. Você não tá vivendo aqui lutando pela salvação? Então o que é salvo e o que precisa fazer? Algo? Quem não foi salvo na frente? Ele tem que correr pra se virar, pra sobreviver nesse mundo.

Mas nós temos o espírito para nos conduzir numa coisa chamada vida eterna. E a vida eterna não tem a ver com a cronologia que você vai morrer, ressuscitar e viver pra sempre. A vida eterna é uma qualidade de vida para vivermos agora. Essa vida de Deus sendo vivida agora é o Reino de Deus sendo vivido. Agora é a vida de Cristo sendo experimentado, agora é a vida de Cristo fluindo através de nós.

Pra que tudo isso que nós oramos Venha pra realidade, o cativo seja liberto, o cego ganha a vista, aquele que estava condenado seja salvo, os doentes sejam curados.

O plano de Deus seja retornado. E nós estamos aqui pra quê? Pra preparar o caminho para o Senhor voltar se não tem outra coisa pra fazer, então o seu emprego não é uma benção, é um recurso pra trabalhar, para preparar o caminho do Senhor. O seu dinheiro não é uma benção que Deus te deu, são recursos pra Deus usar para preparar o caminho para a volta de Jesus.

Faz mais sentido querido irmão, parece que dá mais vigor, dá mais razão de existir a minha saúde. Minha família não é algo só para o meu bem estar e Deus quer o nosso bem estar, porque a gente fala assim, parece que Deus não quer. Eu já preguei, já ouvi falar Deus, Deus não está aqui, a gente não está aqui pra ser feliz.

Eu não casa pra ser feliz. Acredite, eu já falei isso pode ser mentira. Não querendo ser feliz, precisamos ser feliz. Deus tem isso pra nós. A Palavra diz que bem aventurados aqueles que andam no chamado do Senhor, que é a palavra bem aventurado. Significa.

Mais que feliz. Não quer dizer que você não vai sofrer, não quer dizer que você não vai fazer. Passar lutas, quer dizer que você vai ser feliz em toda e qualquer circunstância. Porque o problema de nós nós temos hoje é buscar a realização da nossa vida nos lugares errados. E buscar a felicidade naquilo que, no fundamento errado. Mas Deus quer a gente feliz.

Enxergar que nós fomos predestinados, chamados segundo o propósito de Deus. E aí ele coloca que olha o propósito, o padrão é alto, e Ele nos predestinou para que sejamos conformes à imagem do seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito de muitos irmãos. Então, sim, tá fácil, querido. Você só precisa ser igual Jesus.

Não quero. Não é retórica ou parecer fantasioso, mas é mais fácil do que viver no mundo. Porque pra fazer isso. O Senhor colocou o Espírito Santo dentro de nós. É para eu ser o que eu mesmo quero ser na carne. Eu dependo de mim mesmo. É quando você pecou que o diabo falou Olha, o dia que você comer do fruto, você vai ser igual a Deus.

E é verdade. Quando nós deixamos de ser imagem e semelhança de Deus pra ser Deus, nós assumir o controle, mas perdemos o poder.

Tava escrito naquela letrinha pequenininha que o diabo não, pois lá no contrato que você vai ser igual a Deus, o que ele está querendo dizer com isso? Você vai ser Deus. Você é dono do seu nariz, você só não vai usufruir do poder que você usufruía, sendo apenas uma imagem. Porque quando nós somos imagem na essência, não está em nós, mas nós somos cheios do poder daquele que verdadeiramente é.

Então, por que Deus nos chama a ser a semelhança de Cristo? Porque ser a imagem de Cristo é porque Ele é a prioridade. Ele é a perfeição. Ele é o primeiro. Ele domina sobre as coisas. Tudo foi feito por Ele, tudo é para Ele, tudo é por meio Dele. Ele é a essência de tudo. Ele é a referência, Ele é o padrão.

E é isso que nos torna livres. Porque quando nós entendemos, nós somos feito à imagem e semelhança de Cristo. Sem aquelas fantasias. A consequência disso é termos graça, leveza e alegria de cumprir o seu chamado. A Bíblia diz que Ele nos fez a sua imagem antes de da criação do mundo. O projeto é perfeito, O dano foi causado e Cristo está nos resgatando.

Então precisamos ter firmada em nós essa certeza, porque aí nós vamos resgatar uma coisa. Hoje eu estou falando monte de palavras. Eu estava errado com elas. Propósito, identidade, tudo muito contestado, tudo usando assim.

Um propósito na sua vida não tem. Deus tem um propósito e te encaixou dentro do propósito Dele. Então propósito de Deus tem pra sua vida e ser imagem e semelhança do filho dele que é entra e vambora que nós vamos sair do outro lado não quer ele não está no correto. É simples. Então irmãos, ele o chamou para sermos segundo o seu propósito.

Por quê? Porque nós somos a imagem semelhança de Cristo e serem mais semelhança de Cristo. E essa é a verdadeira identidade. O que é identidade? O que firma a sua identidade? Já parou pra ver? A gente vai atualizando as vezes o português, os conceitos e quando você vai para o aspecto da palavra. Por isso aqui é o que fundamenta.

Por isso a palavra é o que dá base. O significado das palavras que estão na Bíblia só os é realmente correto. Então identidade de está repetindo que é identidade tem a ver com com o que você se identifica, com quem você se identifica, aquilo que você se identifica vai formar quem você é. Então, quando Deus fala não sermos segundo a imagem e semelhança de Jesus à imagem e semelhança de seus filhos, e para nós nos identificarmos com Ele, identificamos tanto.

Que nós passamos a querer viver como Ele é. Não tem a ver só com fazer as coisas que ele fazia, porque parece que é difícil. Quando eu olho para fazer as coisas que ele fazia. Mas eu preciso ser como ele é. Mas ser imagem e não ser Deus. Então Deus não vai exigir de você que você morreu na cruz, que você ressuscite para você salvar.

Você vai ser poderoso. Essa é a parte da essência que Deus que o homem Deus fez que você não podíamos fazer. Mas tem uma coisa que o Jesus homem viveu nessa terra, com o caráter, com comportamento, com direções, com valores, com princípios para nos ensinar como é ser um homem que vai refletir Jesus. Então você é um ser que precisa ser vazio para ser cheio de Cristo.

Só que a gente fala essas coisas. A mente religiosa torna isso muito pesado. Alguém creia que isso é possível. Fala verdade, seja sincero, você vai ser igual a Jesus. Eu vou olhar pra você, vou ver Jesus. Alguém crê que isso é possível? Seja franco. Deus está olhando seu coração. Ele está falando para mim. Não.

De verdade, a gente crê em Jesus e Jesus. A gente é pecador. Mas deixa eu te dizer uma outra pergunta Você crê que Deus vai falhar? Então não tem jeito. Se nós nos rendermos a esse a soberania de Cristo, de não sermos transformados, a imagem Dele. O problema é a visão fantasiosa que nós temos da fé. Nós estamos lidando com a fé, com a vida cristã, com a relação com Deus de uma maneira religiosa e a religião real cria fantasias, cria peso.

Mas o Evangelho nos dá um pai, nos dá um espírito, nos dá uma vida que nos permite andar segundo a vontade de Deus. Então, o que seria? Acho que esse é um assunto inesgotável. Não quero esgotar e definir o que é isso, mas eu quero trazer alguns pontos sobre ser a imagem e semelhança de Cristo. O que é ser a imagem e semelhança de Jesus?

É ser como Ele é. E nós temos um estilo de vida que às vezes a pessoa vai olhar para mim, para você, rapaz, esse cara não presta, mas eu vejo Jesus na vida dele. Não vai anular quem você é, mas vai refletir. Jesus. E aí tem alguns fundamentos que para ser imagem e semelhança de Jesus, nós primeiro precisamos resgatar essa identidade do nosso ser, essa sua identidade original.

Você é um, você é um meio. Nós somos um meio para refletir a glória de Deus. Eu não sou responsável pela glória de Deus. Eu sou como a lua, a luz do sol, a vida do sol, o poder do sol. Mas nós somos templo desse Deus, nós somos casa desse Deus. Nós somos filhos desse Deus. Ele habita em nós, nós somos um em um.

Eu estou com dificuldade, mas vocês estão entendendo? Então se usam a palavra pobre, vocês, um ser, nós somos um recipiente para refletir a glória de Deus. Agora você conseguiu explicar como que o Espírito de Deus, o Deus eterno, que todo o universo está dentro dele, consegue habitar dentro de você. Não dá para tentar explicar isso aí. Não precisamos crer.

Essa é a primeira realidade. Essa é a primeira identidade que nós precisamos enxergar, nos identificarmos com Cristo e como nós nos identificamos com Cristo. Aí sim, nós vamos fazer coisas que Cristo fazia. O que é o nosso problema. A gente quer fazer coisas pra Deus sem ter, sem nos entregarmos nas mãos Dele para ser transformados. A imagem Dele aí não vai dar pra fazer.

Não dá pra agradar a Deus sem ser transformados à imagem de Jesus. Não dá pra fazer coisas pra Deus, fazer coisas que Jesus fazia sem antes sermos transformados à imagem de Jesus, a vivermos como Jesus, a enxergarmos quem Ele é e quem nós somos. Ele é o Senhor e nós somos servos. Ele é o Deus, nós somos o meio.

Ele é aquele que sustenta todas as coisas e eu dependo Dele. Não são coisas super mega.

Porque Deus nos chamou pra ser humanos? Então, a primeira coisa Jesus era humano, Ele se fez homem pra nós entendermos que Ele criou a humanidade. A gente pra ser espiritual quer virar anjo e flutuar, quer ver coisas de êxtase. Deus nos chamou pra sermos humanos e viver a vida nessa terra expressando a glória Dele em todo lugar que nós estamos.

Então como é que eu consigo na prática, ter entendimento de algumas coisas sobre ser imagem e semelhança de Jesus? Então eu elaborei alguns pontos. Primeiro, ele é filho e nós somos filho. Nele fomos feitos à imagem de Deus. Nele nós somos feitos Filho de Deus. A minha briga disso aqui. Nele nós somos feitos filhos de Deus e co-herdeiros junto com Cristo.

A nossa herança não está nessa terra. Tudo que nós estamos nessa terra são recursos para o Reino de Deus e para que nós possamos tomar posse da nossa verdadeira herança que está no reino de Deus, a riqueza da maior. Lá Ele é o primogênito, então ele é irmão mais velho. Parece estranho, mas Mateus 12 50 diz Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Então ele é a realidade. Ele é o fundamento. Nós expressamos aquilo que nós recebemos Dele. A nossa fé vai ser vivida em cima daquilo que Ele nos revelou. Não se preocupe em ser alguém perfeito, se preocupe em andar naquilo que Deus te deu. Às vezes você não tem a revelação que um monte de gente tem. Anda naquilo que Deus te deu.

Billy Graham Uma vez perguntar para Billy Graham o que você faz com as coisas da Bíblia que você não entende nada? Me Não, pouco. Eu me preocupo. Quase que eu já entendi e que Deus me falou o que diz. Eu vou ter que viver e prestar contas, Mas Deus não está na terra preocupado quando a gente fala de prestar contas.

A Bíblia fala muito mais de galardão. Parece que o brasileiro não gosta de prestar contas e percebeu na empresa, nos negócios, na igreja, falar para o irmão que tem que prestar culto na igreja. Menino, você está querendo dominar, prestar contas. Parece que é controle. Você quer me dominar, quer mandar na minha vida? É o Adão que tá ai dentro.

Eu diminui ele para a crise crescer, não prestar contas e avaliar o resultado, avaliar o trabalho, avaliar se eu estou crescendo, avaliar se eu estou bem e permitir que eu seja. Faço uma reciclagem para dar um passo à frente, para subir um patamar, para progredir, para celebrar o sucesso. Então, não ande na ameaça do juízo, mas na esperança do galardão.

E a gente presta contas com a esperança do galardão, com a esperança da glória de Deus. Deus é bom. No nosso coração às vezes está inclinado. Então nós somos filhos. Assim como Jesus é filho. E aí a gente fala aqui algumas coisas, parece que eu fico rodeando, rodeando e cai no mesmo lugar. Hoje eu queria que a gente fizesse um reset e que isso aqui pudesse.

Entrar às vezes no nosso coração com alegria, porque eu vou repetir uma coisa que eu tenho falado Por quê? Porque eu comecei a perceber, estudando isso, que Jesus tinha esse estilo de vida. Então a gente quer grandes coisas sem fazer o básico. A gente quer construir grandes prédios sem fazer um bom fundamento. Então, para que eu ande igual Jesus, como que Jesus andava?

Mateus 22 29 diz. Jesus respondeu lhes Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Isso é conhecer o Pai, é saber a vontade do Pai. Deus revela quem Ele é. Deus revela sua vontade através da Palavra. Ele conhecia as Escrituras e o poder de Deus. Ele foi treinado nas Escrituras quando ele tinha 12 anos. Ele estava lá no tempo, fazendo o quê?

Discutindo com os mestres Que a Palavra não fique consumindo coisas de internet que eu pregue. Poop Você precisa conhecer as Escrituras. Você precisa de leitura bíblica e Deus vai falar com você lá. Coisas que às vezes não falam para mim, não falou para ninguém.

A si mesmo testemunhou aqui que Deus começou a revelar Tem 65 anos lendo a Bíblia. Todo dia é uma bola. Lendo Uma vez teve revelação que elas nunca tiveram, porque Deus é vivo. A palavra viva é o fundamento, é a Palavra. João cinco 39 diz Examinais as Escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas que falam de mim.

Eu quero aprender quem é Jesus para ser igual a Jesus, eu tenho que ir para onde? Me mostra quem é o Jesus. Tem um monte de Jesus espalhado aí no mundo. Tem Jesus em todas as religiões. Vocês sabiam disso? Que Jesus é tão certo que não dá para tirar ele? Então colocaram ele num lugar errado. Mas tem Jesus, toda a religião no islamismo, no espiritismo, até no budismo.

Esses dias eu fui conhecer uma pessoa que Jesus está lá, mas é o Jesus bíblico, não é o Jesus que as pessoas inventam, não é o Jesus que eu quero crer, é o Jesus que a Palavra diz. Aquele homem judeu que nasceu lá atrás, que morreu na cruz e é Ele que domina.

Então, para sermos aquilo que Ele é, eu preciso ler aonde fala dele. Então ele diz isso. João 14 25 diz a oração de Jesus Pai justo o mundo. João 14 não 17 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço. Conhecerão que tu me enviaste e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lhos farei conhecer ainda para que haja neles aquele amor que coopera para o bem de todas as coisas.

Está vendo que está tudo ligado com que me amaste e também eu neles? Esteja nas Escrituras nós aprendemos. Não tem como nós andarmos pra sermos imagem, semelhança de Jesus e querer um avivamento nessa igreja de querer a transformação na minha casa. Se eu não for o primeiro ponto. Leia a Bíblia e faça com que ela seja o fundamento da sua vida.

Não vou morar, vou morar, nem pode morar aqui, espumar a boca e o monte. Bênção, Tudo isso é benção. Mas tudo o que Deus faz, tudo que Deus revela, está fundamentado nessa palavra. Ainda mais. A Bíblia não esgota todos os assuntos. Não, não esgota, mas ela dá o fundamento pra nós discernirmos aquilo que ela não fala. Agora, se vocês não lerem a partir de agora, eu fiz um Eu vou enganar vocês.

Não é fácil. Até sem querer. Se vocês não tiverem uma vida de lerem a Bíblia, eu estou frito. Porque se eu fizer a culpa pelo lado errado, quem vai me buscar? Aqui tem uns irmão que briga, não deixa eu andar, a gente andar muito. Mas é a saúde é o fundamento para sermos imagem e semelhança de Jesus precisamos ser sóbrios, uma vida prática, uma vida de fé que vai fluir sem as coisas, desse porque Deus nos colocou na terra pra sermos a glória Dele na terra.

Segundo ponto vocês até sabe, mas eu comecei com a leitura. Bom, qual é o segundo ponto a falar? Tem o quarto secreto, Vida de oração, vida de discipulado, vida de sacerdócio. Sabe o que significa a vida de oração? Vida de quarto secreto, vida de dependência de Deus. Jesus diz que ele não fazia nada sem ouvir do Pai. E aonde você ouve do Pai?

Ambiente de oração Olha só, Jesus tinha tempo a sós com Deus para ouvir o que Deus queria, tudo o que Jesus vivia, tudo o que Ele fazia, todas as suas decisões eram fundamentadas em oração, porque Ele abriu mão de ser Deus, então ele dependia do Espírito. Olha só, Lucas seis 12 13. Um exemplo Naqueles dias retirou se para o monte a fim de orar, e passou a noite toda em oração a Deus.

Isso quando você está lendo a Palavra, você vai enxergando que Jesus tinha existido. De vez em quando os discípulos procuravam Jesus. Ele tinha dado uma escapada para orar com Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu os 12, entre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos. Jesus não escolheu os 12 sem orar. Deus não errou.

Jesus não escolheu a minha vida e a sua sem ter orado. Lá em João 17, ele fala Eu oro por esses e oro por aqueles que virão a crer em mim. Então você está aqui porque Jesus orou por você e a vida de oração que Jesus tinha é um exemplo para nós. Temos uma vida de oração agora para conhecermos Deus, conhecemos o coração de Deus, e a Bíblia diz que nós não temos tido o resultado das nossas orações por porque, porque nós oramos segundo os nossos propósitos.

Então, uma vida de oração com Deus é privilégio para nós. Ouvimos o que Deus tem, recebemos tudo que nós precisamos e tudo que nós queremos saber que Deus faz esses mesmos.

A gente tem que sair dessas noites que simp Não, eu não posso orar pelas coisas, não posso pedir coisas para mim. Pode sim. Seu pai diz que tudo que você quiser tem que pedir. Só tem que saber lidar com. Não tem problema com espera, mas é uma vida de relacionamento com Deus através da oração. Só que parece que a gente vinha batendo, batendo nessas coisas e estava vindo uma regra pesada.

Mas agora nós estamos enxergando que isso são fundamentos. Para que? Para cumprir o propósito de Deus? E qual é o propósito de Deus te transformar à imagem e semelhança de Jesus? Não quer dizer que um de nós vai ser igualzinho sem fazer tudo, mas nós, como igreja, vamos ter funções que vão refletir Jesus. Amém. Tá ficando claro isso pra você.

Faz sentido isso? Então irmão, isso é ponto. Terceiro, outro ponto que nós precisamos ser mais você, melhor Jesus prático como filhos de Deus, Homem mais. Qual é comunhão? Congregar? Congregar não é vida. O culto. Congregar é ser parte de uma família. Congregar não é ser membro de uma instrução religiosa. Congregar é ser parte de uma família, é não ser consumidor de templos, é ser provedor da Casa de Deus.

Um recurso com seus dons, com os talentos, com a porção da imagem de Cristo que está na sua vida para abençoar os outros. Isso é privilégio. Parece que para nós parecia que era uma obrigação, por falta de entender que essa é um chamado e que Deus não vai falhar. Deus se agrada de nós, que somos filhos por causa da obra que Cristo fez.

Então a gente tem que se livrar hoje, certo? Amanhã, dessa carga de ser ter que agradar a Deus, Ele já se agrada. De que eu preciso fazer aquilo, andar naquilo, não o propósito. Se eu aproveitar um pouquinho maior, você precisa ser a mais de Jesus. E Ele já fez por você, feito. Então nós temos muito mais para fazer do que antes.

Qual é a vantagem? Você não está por sua conta Congregar. Olha só. Lucas quatro 15 16 Diz Jesus ensina, ensinava ele nas sinagogas e por todos eram louvado. Chegando de Nazaré, onde fora criado, Ele entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou se para ler. Ele ensinava nas sinagogas. Ele pregava nas sinagogas. A gente vê que toda a vida de Jesus estava ali na sinagoga.

Jesus estava presente e ele era parte do povo de Israel. Ele viveu a parte de seu judeu. Ele celebrou a Páscoa com seus discípulos do formato que Deus estabeleceu com o povo de Deus. Ele era parte daquele povo. Ele morreu. Foi por causa disso. João 18 20 E ele sendo questionados, ele responde Eu tenho falado abertamente ao mundo.

Eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde eu sempre estive, onde todos os judeus se congregam e nada falei em oculto, onde todos se congregam. Tá bom, não sei, mas eu estou ali. Jesus estava satisfeito, então ele queria quebrar o tempo lá, mas Ele estava ali até a hora. Então eu tenho falado abertamente ao mundo lá fora.

Ele pregava e eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo onde todos os judeus se congregam. Nada eu falei. Essas coisas faziam parte da vida de Jesus.

Ele estava sempre reunido com seus discípulos e formando. Ele estava com o plano de estabelecer a igreja, mas Ele teve que suportar um processo. As vezes a gente não quer aguentar a igreja, aí a gente não quer aguentar o processo, então não vai colher do fruto. Deus não faz nada. Fora a vida da igreja.

Não estou falando da Betesda aqui, mas eu preciso ser parte alguma. Precisa ter vínculo. Deus não age fora. Deus não age fora. Ele vem, começou o ministério no seu povo, depois ele foi para fora. Então aqui ele faz uns negócios meio duro lá a mulher siro fenícia tem senhor. Cura, minha filha, Eu não vou tirado da mesa dos filhos para dar aos homens.

Vou ordenar a casa para manifestar glória lá fora. Nós somos parte, Nós somos parte, não família. Congregar. Que o Senhor nos revele sobre isso. Queremos grandes coisas, sempre fazer o básico.

Esses três pontos para transformar a nossa vida completamente pode mudar a história dessa cidade. E esse estilo de vida gerava nele o quê? Obediência? Então o que é obediência? Eu quero obedecer a Deus. Ele fala para a gente ler e meditar na Bíblia 24 horas. Fala para nós entrarmos no nosso quarto, trancamos lá e orar a Deus, pedir tudo para Deus.

Ele fala para nós não deixarmos de congregar que nós somos família, nós somos templo do Espírito.

Obediência. Como consciência na dependência do Espírito. João seis 38 diz Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Lucas 22 42 mostra uma cena pesada, porque ele diz Paz, se queres, afasta de mim esse cálice. Todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. João três oito diz O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabe donde vem e nem para onde vai.

Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. A obediência vai fluir a partir do momento que eu estou andando, crendo nos fundamentos que Ele colocou para mim. Porque eu não consigo obedecer? Porque o poder da Palavra de Deus às vezes está enfraquecido em mim. Eu estou gastando o tempo com outras coisas. Por que é que eu não consigo obedecer?

Porque o poder da vida de oração está apagado em mim, Porque eu estou andando fora, Por que eu estou enfraquecido e não estou querendo subir? Porque eu estou longe da fonte de estar congregado. Porque às vezes você, aquilo que você precisa está na vida do irmão. Aqui, uma oração, um dom, um consolo, um recurso na vida da Igreja, todas as áreas.

Como eu fui abençoado financeiramente na época da pandemia, Quantos aqui podem testemunhar que foram abençoados financeiramente pela vida de um de outro? Deus é tão bom que na pandemia todo mundo ficou sem dinheiro. Teve gente que ganhou muito. Como me alegrei de viver que é esse momento que ele ganhou os meus irmãos preocupado com a gente, falava assim Cara, to suprido, vai no outro irmão.

E irmãos que estavam sem trabalhar porque pensou tudo, eram supridos pelo outro. Isso é o congregar e o estar junto não é obrigação religiosa, é um privilégio de ser pai de uma família que tem poder, que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E quando ela se junta contra Satanás com Deus Tranqueira, meu querido, não tem jeito, todo mal acaba sendo derrotado.

Por algumas coisas aqui, outra coisa que o Senhor Jesus nos ensina. Dentro dessas três coisas.

Negar a si mesmo precisa de muito poder. Por isso que Ele nos encheu com o Espírito. E quando fala negar a si mesmo Olha lá o que vamos ler o texto aqui de Efésios de Efésios, não de Filipenses. Ele diz assim.

Ele diz assim Tenho em vocês o mesmo modo de pensar de Cristo, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou ser igual a Deus, que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando se semelhante aos seres humanos e reconhecido em figura humana. Ele se humilhou, tornando se obediente até a morte e morte de cruz.

Quando ele está falando de você, negar a Ele, negar a si mesmo e esvaziar de si. Eu não estou falando de você deixar de ser quem você é e virar um tolo. Ele está querendo dizer Jesus. Ele citou que Ele deixou de ser Deus. Ele se tornou servo. Ele, sendo Deus, tinha direitos e ele abriu mão de direitos para se tornar servo.

Nós estamos aqui para servi lo, ser mais e melhor Jesus e servi. E essa glória de servir é que nos orienta. Nós somos chamados a esvaziar o nosso ego, esvaziar dos nossos direitos, esvaziar do nosso a nossa altivez de que eu mereço, eu quero, eu preciso, eu sou alguma coisa e me tornar um servo. Jesus, que era Deus, que tinha todo direito de ser servido, esvaziou de si mesmo, quer nos esvaziar, abrirmos mão dos nossos egos, sermos maduros para não ficarmos ofendidos.

E é cheio de exigências e entender o chamado que Deus nos deu e andar nos chamados e sermos servos. Eu vou gastar energia em servi lo. Ele, que é Deus, se tornou servo. Então não é abandonar a identidade, deixar de quem é, de ser quem ele é. Ele se tornou servo. Humildade é o maior, servindo o menor.

O exemplo de Jesus é o maior servindo o menor. O exemplo do mundo é o menor sendo explorado pelo maior e o maior, servindo o menor e o que sabe mais, tendo paciência e ensinando o que sabe menos é o mais sábio, lidando com o cuidado do que não é tão sábio.

É acolher. É aquele que está enfraquecido. Em amar aquele que as vezes não merece ser amado. Aqueles que eu quero matar.

A gente só tem vontade de matar quem ama em ser não ama, se larga pra lá. E ai isso tudo vem desse fundamento. Então a Bíblia é um recurso que Deus deu vida de oração e isso Deus me deu. Congregar um recurso Deus nos deu e estarmos. Obedientes é um recurso que Deus nos deu. Negar a nós mesmos, nos esvaziar e sermos cheios daquilo que Deus tem pra nós, nos esvaziar e sermos livres da natureza de Adão.

Quer dizer, isso pra nós é o que o texto diz aqui em Efésios fala. Ele nos orienta despojar do velho homem e revestir do novo homem que foi criado segundo Deus, em justiça e em retidão na obra da cruz. Esse é você. O novo homem não é o velho. Que Deus nos dê graça e mãos e aí nós vamos viver o nosso chamado.

Você foi criado para crescer e multiplicar. Não foi isso que Deus falou? Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Crescei e multiplicai, enchei a terra. Mudou esse plano, mudou. Pra encerrar, o que Jesus nos ensina em Mateus Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vamos ser igual a Jesus. Vão e façam discípulos. Conheça a Deus, seja filho de Deus.

Tem o estilo de vida de um filho de Deus, conhece sua palavra, tenha relação com Deus, tenha congregue com a família, com os irmãos e aí você vai poder fazer aquilo que Deus nos chamou verdadeiramente pra fazer. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando em nome do Pai, do Filho do Espírito Santo, ensinando a guardar todas as coisas que Ele nos ordenou.

E eis que eu estou com vocês até o fim dos tempos. Agora, como nós vamos fazer isso? Não dá pra falar hoje o como é aí outro processo. Pode ser através do seu dom como pastor, como após, como profeta, como profissional, como médico e como nós vamos agir. E que nós precisamos estar cada dia dizendo É de Deus, Mas o que fazer?

Acho que hoje nós ganhamos entendimento do que Deus quer. Nós somos chamados a isso e sei mais de Cristo.

Dentro do limite que eu consegui colocá lo. Então e aí? Você não precisa ser o cara mais perfeito do mundo sem falhar às vezes na sua falha, as pessoas vão olhar pra você e falar assim esse cabra é ruim, mas eu vejo Jesus na vida dele. Então, ser mais, ser melhor Jesus não é ser Ele.

Mas é estar numa vida de comunhão com Ele tão grande, andando em alguns desses princípios que quando as pessoas olharem pra nós, vão ver ele. Nós vamos refletir ele, eles vão olhar pra você e ver que você não presta mais, não ver. Mas Jesus está ali. E eu entendo que Jesus está ali. Eu vejo na vida dele. Se não fosse Jesus.

Ele era um monstro, mas eu vejo Jesus na vida dele. Nós somos imagem. Esse é o principal propósito e esse é o nosso chamado. É pra nós experimentarmos. Nós precisamos voltar. Essas bases. De andar como Jesus andava na Palavra, na oração. Então, quando alguém, quando nós temos essa vida, tem poder saber que quando nós conseguimos, fluímos, vai ter poder.

E quando alguém chora, nós somos consolo. Quando alguém tem fome, nós vamos suprir. E aí a gente consegue atender. Como Jesus fala. Quando o irmão está precisando de oração, nós temos o Senhor nosso. Louvamos porque o teu nome é glorioso e pedimos a revelação do Teu Espírito no coração de cada um de nós. Queremos uma boa palavra, mas queremos uma revelação daquilo que o Senhor tem para nós.

Em nome de Jesus. Obrigado, Senhor, por esse tempo. Obrigado pela graça do Senhor sobre nós. Amém. Mais um pouquinho. Desculpa, tá meio excedemos o tempo, mas tem mais um negocinho aqui pra nós alimentarmos do senhor.


Mensagem ministrada na Comunidade de Cristão Betesda na manhã de domingo em 13 de abril por Juliano Sales


 
 
 

Comentários


SOBRE NÓS

Somos uma igreja que testemunha Jesus, que anseia e usufrua da sua intimidade, que busca viver verdadeira comunhão e que aguarda com expectativa sua segunda vinda.

LOCALIZAÇÃO

(62) 98249-6230

 

Rua C-158 Nº 626 Quadra 298 Lote 16 - Jardim América, Goiânia - GO, 74255-150

 

contatocomunidadebetesda@gmail.com

CONECTE-SE CONOSCO
  • Spotify
  • Youtube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Todos os direitos reservados © 2020 - Comunidade Betesda. Site criado por Agência Gravidade

bottom of page